Guia do combate à celulite: veja mitos e verdades sobre o problema

E mais: exercícios poderosos e uma seleção de produtos incríveis para combatê-lo

sábado 23 fevereiro, 2019
Veja como se livrar de vez da celulite
Veja como se livrar de vez da celulite Foto:shutterstock

Nove em cada dez mulheres desenvolvem celulite após a puberdade. O dado, divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, só comprova o que muita gente já sabe: quase tod as as pessoas do sexo feminino têm algum grau de celulite.

E, apesar de comum, muita gente ainda se incomoda com os “furinhos” pelo corpo, que costumam afetar principalmente coxas e bumbum. Entenda melhor o problema!

Veja mais

AFINAL, O QUE É?
“Trata-se de uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células”, explica Juliana Ponce, farmacêutica da Meta Manipulação. Quando isso acontece, as células ficam cheias e endurecidas, gerando desníveis ou nódulos – que deixam a pele com o aspecto de “casca de laranja.”

EXERCÍCIOS PODEROSOS
Adan Conceição, educador físico parceiro da Kangoo Jumps, indica exercícios que enrijecem os músculos e suavizam o aspecto das celulites. Coloque o corpo para mexer!

Para cada exercício, faça 3 séries de 8 elevações, com descanso de 30 segundos. Nos exercícios de perna, repita o processo em cada uma.

  1. Em um colchonete, deite de barriga para cima e deixe os braços esticados ao lado, afastados do corpo. Os joelhos devem estar flexionados. Eleve a região pélvica do chão, contraindo os músculos do bumbum. Retorne ao colchonete.
  2. No colchonete, fique na posição de quatro apoios, com as mãos e os joelhos no chão. Mantenha a coluna reta. Eleve somente uma das pernas lateralmente. Volte lentamente.
  3. Continue na posição de quatro apoios, desta vez com os antebraços e joelhos no chão. Em seguida, levante uma das pernas. Ao voltar, não é preciso encostar o joelho no chão: basta deixá-lo na mesma altura das costas antes de elevar a perna novamente.

MITOS E VERDADES
O que não faltam são teorias sobre o assunto. Para acabar de vez com as dúvidas, confira as respostas de Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular, e parceiro da SIGVARIS:

A celulite é genética? 
VERDADE Se a mãe tem celulite, é provável que suas filhas desenvolvam o problema também. No entanto, isso pode ser prevenido por meio de uma boa alimentação e pela prática rotineira de exercícios. Livre de gorduras e açúcares, as chances de a celulite acontecer se reduzem.

Apenas pessoas obesas têm celulite?
MITO O aumento de peso pode piorar o incômodo, mas pessoas magras também podem ter celulites, principalmente se tiverem flacidez ou gordura localizada.

Roupa apertada dá celulite?
MITO
A roupa justa pode causar complicações no retorno venoso se usada por um longo período. Mas isso não tem a ver com o aparecimento do problema.

Refrigerante e bebidas alcoólicas aumentam a celulite?
PARCIALMENTE VERDADE
Qualquer alimento calórico ou gorduroso contribui para o aumento de peso e da gordura localizada. Isso, consequentemente, favorece o aparecimento dos “furinhos”. No entanto, o gás não é o principal responsável pelo surgimento do problema.

Cremes podem eliminar as celulites?
MITO
Isoladamente, os cremes não podem resolver o problema. O que não quer dizer que sejam dispensáveis – pelo contrário, podem acelerar o processo.

Usar meias de compressão reduz o incômodo?
VERDADE
Com o uso, a microcirculação melhora, aumentando a elasticidade, o que reduz os sinais da celulite.
 

Ana Bardella
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Rico em nutrientes e minerais, peixe traz vários benefícios ao corpo
  2. 2 Musculação sim, mas sem prejudicar a coluna
  3. 3 Páscoa: chocolate amargo é a melhor versão para a saúde
  4. 4 Veja 5 dicas para usar salto-alto e evitar problemas na coluna
  5. 5 Carioca mostra antes e depois de dieta de 12 semanas; confira