AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Identifique qual o contorno certo para seu formato de rosto

Dica de amiga: saiba qual o contorno certo para seu formato de rosto

Ana Bardella Publicado em 22/06/2019, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A maquiagem é capaz de fazer milagres: diminuir o tamanho do nariz, da testa, do queixo e até levantar as maçãs do rosto - Shutterstock/Banco de Imagens
A maquiagem é capaz de fazer milagres: diminuir o tamanho do nariz, da testa, do queixo e até levantar as maçãs do rosto - Shutterstock/Banco de Imagens

Identifique seu tipo de rosto e aprenda a usar a maquiagem a seu favor. O resultado é uma imagem mais simétrica e harmônica!

Disfarçar as imperfeições e suavizar os traços é uma das principais funções dos itens de maquiagem. No entanto, com a correria do dia a dia, há quem se acostume a usar os produtos sempre da mesma forma e perde a oportunidade de aprender novos truques. 

Mas se aproveitada da forma certa, a maquiagem é capaz de fazer milagres: diminuir o tamanho do nariz, da testa, do queixo e até levantar as maçãs do rosto. “O segredo está em empregar a luz e a sombra a favor do rosto”, comenta Raissa Vieira, make up expert da MaquiAdoro. 

De acordo com a profissional, basta saber onde iluminar para conquistar o resultado ideal. Confira as dicas da especialista para realçar as melhores características nos diferentes formatos de face.

REDONDO
O formato não possui ângulos definidos. Em geral, é mais largo nas laterais e arredondado nas linhas da testa e do maxilar. O desafio, portanto: deixá-lo com o aspecto mais alongado. 

“Para isso, escureça as laterais, começando da testa, passando pelas têmporas e indo até o meio das bochechas”, ensina. Use um corretivo ou pó facial de dois a três tons mais escuros do que a sua pele. Em seguida, ilumine a área abaixo dos olhos e o centro do queixo e do nariz com um pó ou corretivo mais claro.

OVAL
Esse tipo de rosto possui ângulos mais harmônicos e linhas totalmente arredondadas. Logo, é um dos mais fáceis de aplicar a técnica do contorno. “Basta usar os produtos mais escuros embaixo das maçãs do rosto. Já a iluminação, com os mais claros, deve ser feita na parte central: na testa e no centro do nariz e do queixo”, detalha.

QUADRADO/RETANGULAR
A face com esse formato tem ângulos mais evidentes, com um maxilar marcante. “Por isso, aplique o contorno escuro abaixo do ossinho das bochechas e nas laterais da testa e da mandíbula”, diz. Ilumine o centro da testa e do queixo.

TRIANGULAR
Para identificar se o seu rosto se encaixa neste padrão, veja se a linha do queixo e da mandíbula é mais larga do que a parte de cima (a linha da testa). Esse formato deixa a base do rosto em evidência. Para disfarçar essa característica, basta escurecer as laterais do maxilar e iluminar o centro da testa, a linha do nariz, o queixo e a área abaixo dos olhos.

TRIÂNGULO INVERTIDO
Eis o oposto da forma triangular: testa mais larga e a linha do queixo mais fina e alongada. Para torná-lo mais harmonioso, aplique os produtos escuros (de sombreamento) somente nas laterais da testa e na ponta do queixo. Já a iluminação deve ser aplicada na zona T, ou seja no meio da testa e na linha do nariz.

HEXAGONAL
Aqui as bochechas são mais evidentes e o centro do rosto é mais largo em comparação com a testa e a mandíbula. O contorno ideal precisa disfarçar as laterais do rosto. Para isso, passe os produtos mais escuros nessa região. Depois, use os mais claros no centro da testa e no queixo. 

“O blush também pode ser um aliado: aplique no centro das maçãs do rosto em direção às orelhas, horizontalmente”, sugere Raissa. 

FORMATO DE CORAÇÃO
É semelhante ao formato triangular, com o queixo pontudo. A diferença está nas têmporas, que também são largas. 

“O corretivo ou pó mais escuro do que a pele deve ser aplicado nas laterais da testa e nas têmporas, para criar equilíbrio. O sombreado também deve ser feito abaixo das maçãs do rosto, começando a partir das orelhas e terminando no meio das bochechas. Passe também na ponta do queixo para suavizá-lo”, ensina. 

O iluminador deve ir abaixo dos olhos e no meio do queixo para ajudar a ampliar essa área, naturalmente bem mais estreita.