AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que é lip tint? Produto invadiu as redes sociais, mas pode trazer riscos à saúde

Lip tint: saiba como aplicar o queridinho das blogueiras e se há riscos para saúde

Marcela Del Nero Publicado em 02/07/2019, às 13h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialistas consultados afirmam que a composição química dele tem chance de causar reações alérgicas - Banco de Imagem/Shutterstock
Especialistas consultados afirmam que a composição química dele tem chance de causar reações alérgicas - Banco de Imagem/Shutterstock

Um produto estilo “tudo em um”, que pode ajudar a colorir lábios, bochechas e olhos, deixando o visual com um aspecto mais natureba. Este é o lip tint, um dos atuais queridinhos das blogueiras de beleza. Mas, atenção: AnaMaria Digital descobriu que não é essa maravilha toda! 

Apesar do rótulo de produtos do tipo dizerem que eles podem ser aplicados na área dos olhos, especialistas consultados afirmam que a composição química dele tem chance de causar reações alérgicas.

“Existem substâncias como corantes, conservantes e perfumes que podem gerar dermatite de contato, seja usando nos lábios ou em outras áreas”, explica Renato Hikawa, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Uma das reclamações mais frequentes do cosmético é que deixa os lábios ressecados após a aplicação. 

Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo, esclarece que, mesmo que existam componentes que evitem rachaduras, a tintura tem o poder de ressecar a pele. “Uma dica é passar um hidratante labial após secar”, recomenda.

TIRE DOS OLHOS
Aplicar o produto na área dos olhos também pode ser perigoso. “Além das reações alérgicas, bactérias da boca podem contaminar os olhos, causando processos infecciosos”, esclarece Hikawa. 

Lamunier ainda ressalta que a presença de pigmentos não aprovados para o uso nessa área específica pode causar irritações. Isso porque a pele dos olhos é mais fina, tornando a chance de contrair uma alergia é muito maior.

COMO USAR
Bell Marçal, instrutora do curso de maquiagem do Instituto Embelleze, diz que o ideal é aplicar algumas gotas na região central da boca e espalhar rapidamente com os dedos através de batidinhas.

Apesar do objetivo do produto ser deixar os lábios mais naturais, com cor de “saúde”, a maquiadora ressalta que dá para usá-lo no período noturno: “É possível criar uma maquiagem com os olhos em tons mais marcados e fortes, apostando em cores sutis para a boca”.

As tonalidades sugeridas são rosa, laranja e vermelho. “Para as pessoas de pele bem clara, se não desejaram muito destaque ao produto, pode-se utilizar a rosa ou o laranja. Já o vermelho cai super bem para as peles negras. Mas, nada impossibilita explorar outros tons”, diz.

E SE EU TIVER ALERGIA?
O primeiro passo é suspender o uso do produto. Depois, procure um médico para curar a condição. 

Lamunier indica que, muito provavelmente, será realizado um teste de pele para saber qual ingrediente exato provocou a alergia. Assim, você previne possíveis futuras reações e mantém a beleza em dia!