AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pele negra: veja dicas de cuidados indispensáveis para ficar linda

Saiba como garantir uma pele sem manchas, rugas e excesso de oleosidade

Júlia Arbex Publicado em 05/05/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pathy de Jesus mostra a pele incrível - Reprodução/Instagram
Pathy de Jesus mostra a pele incrível - Reprodução/Instagram

A pele negra tem mais pigmento (melanina). Por conta disso, sua proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares é maior (ela apresenta menos sinais de fotoenvelhecimento), mas nem por isso o uso regular do protetor solar deve ser deixado de lado. 

“No entanto, a cútis pode sofrer com excesso de oleosidade e apresentar menos pelo. Mas, no geral, pessoas de pele negra costumam aparentar ser mais jovens do que as de pele clara”, afirma Fernanda Junqueira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Americana de Medicina Estética.

Se você quer ter uma pele incrível, como a de Pathy de Jesus, anote nossas dicas!

ATENÇÃO COM AS MANCHAS
"Quando a pele sofre qualquer tipo de trauma, como pancada, corte, picada de inseto, cravos e espinhas, a derme libera uma quantidade de melanina para proteger o local. Como mecanismo de defesa, isso ocorre com todo mundo, no entanto, em pele negra, tal ação pode provocar manchas. 

Para evitar, o ideal é não cutucar a pele, fazer esfoliações regulares e utilizar protetor solar diariamente”, esclarece Vivi Afecto, cosmetóloga e esteticista da Vivi Afecto Estética Avançada (SP). 

PROTETOR SOLAR NÃO DEVE SER EXCLUÍDO
A melanina é um protetor solar natural, mas isso não evita que a pele se queime ou ganhe manchas escurecidas. “Por isso, o produto é indispensável. Você pode recorrer ao fator de proteção solar 15.Isso já é suficiente para proteção”, afirma Vivi.

ATENÇÃO COM CADA TIPO DE PELE
Seca: “Para o rosto, o ideal é utilizar sabonete com agentes hidratantes, um tônico livre de álcool e hidratante cremoso. Para as regiões ressecadas do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares, esfolie uma vez por semana e utilize diariamente hidratantes que contenham óleo de semente de uva ou macadâmia”, diz Vivi.

Mista: use sabonete com agentes adstringentes, água termal ou micelar para tonificar e hidratantes com base de gel ou sérum. Sessões mensais de limpeza de pele ajudam a manter a pele equilibrada.

Oleosa: a oleosidade vem acompanhada pela presença de acne. Por isso, as especialistas recomendam o uso de sabonete adstringente ou antiacne livre de álcool, para não causar efeito rebote. Limpeza de pele e peelings deixam a derme hidratada e melhoram a acne e as manchas.