AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Radiante

Quer uma pele super hidratada? 5 dicas para aumentar ação dos cremes

Limpar a pele previamente é uma das indicações para deixá-la cada vez melhor

Da Redação Publicado em 03/11/2018, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialistas dão dicas fáceis como potencializar o poder de hidratação dos cremes e séruns - Shutterstock
Especialistas dão dicas fáceis como potencializar o poder de hidratação dos cremes e séruns - Shutterstock

Você até tenta ter uma rotina de cuidados com a pele, mas quando o tempo esfria, o vento é forte ou o ar fica seco, a desidratação pode chegar — trazendo com ela uma pele descamada e com vermelhidão. 

Para evitar isso, especialistas dão dicas fáceis como potencializar — ao máximo — o poder de hidratação dos cremes e séruns.

 “Antes de mais nada, a pele deve ser previamente limpa com sabonetes com extratos naturais e tônicos adequados ao tipo de pele. A pele suja e com impurezas dificulta a ação hidratante dos cremes”, afirma Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo (SP). Confira!

1 - MASSAGEM

“Quanto mais houver a fricção do hidratante no contato com a pele, maior é a penetração”, explica a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).  

Melhor fazer movimentos circulares massageando, pois como a pele é impermeável, tudo aplicado nela tem pouca penetração. Por isso, quanto mais fricção e massagem, maior será o aproveitamento do produto.

2 - EXFOLIAÇÃO

Os esfoliantes devem ser usados pelo menos uma vez por semana. Eles ajudam a retirar células mortas e facilitam a penetrância dos ativos presentes nos cremes. Ao esfoliar, ainda removemos o estrato córneo, retirando células mortas e detritos, sebo e resíduos que muitas vezes ficam presos à superfície cutânea.

“O esfoliante vai fazer a renovação do estrato córneo e deixar essa pele mais fina e macia, bem receptiva para uma hidratação”, acrescenta a dermatologista Claudia Marçal, também da SBD. 

3 - PÓS-BANHO

O melhor período para aproveitar o máximo efeito de um hidratante é após tomar banho. “Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, afirma Jardis.

No entanto, nunca é tarde para lembrar: evite deixar a água muito quente, justamente para não desidratar ainda mais a pele e perder o efeito hidratante dos cosméticos.

4 - APOSTE NA NANOTECNOLOGIA

Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem permeação maior, já que a pele absorve mais. “Com a nanotecnologia, temos certeza de que o que está sendo usado na pele não está parando na superfície, sem promover nenhum efeito de regeneração”, afirma Jardis Volpe. 

Claudia Marçal completa: “Hoje, já temos ciência — e caracteristicamente por fruto de pesquisa, estudo e microscopia eletrônica — que aqueles ativos que devem agir, por exemplo, na junção dermoepidérmica (produzindo colágeno 7, que tem função de ancoragem e sustentação mantendo a firmeza) são eficientes, já que há estímulo na área tratada”, afirma.

5 - MÁSCARAS

Máscaras hidratantes podem ser usadas uma vez por semana. “A alta concentração dos princípios ativos nela é superior a de cremes de uso diário, além de penetrar mais eficientemente na pele”, afirma Thais. “Com isso, pode promover retenção hídrica, devolver umidade natural da pele e melhorar a função de barreira. Isso potencializa a ação de hidratação.”