Coma palmito e viva bem: conheça todos os benefícios do ingrediente

Dono de nutrientes poderosos e poucas calorias, ele previne várias doenças e não engorda

domingo 14 abril, 2019
Palmito
Palmito Foto:Reprodução

Versátil e saboroso, o palmito combina com vários pratos, além de ser altamente nutritivo. Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, explica as diferenças entre os tipos e seus benefícios para a saúde.

O PALMITO É FONTE DE POTÁSSIO
O mineral controla a pressão e fortalece ossos e músculos. Também regula o metabolismo e combate os sintomas do estresse e ansiedade.

Veja mais

REPLETO DE VITAMINA C
Isso faz com que o alimento mantenha saudável o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras infecções.

CONTÉM ALTAS TAXAS DE ZINCO
A substância age em prol dos músculos, já que ajuda a sintetizar as proteínas.

CARREGA BOAS DOSES DE FIBRAS
Responsáveis por regular o intestino, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim (LDL), diminuindo o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Ainda melhora o sistema digestivo, aliviando os desconfortos causados por inchaço e retenção de líquido. Também dão saciedade, evitando os ataques à geladeira e, consequentemente, o ganho indesejado de peso.

OS TIPOS
PUPUNHA
O mais comum e sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo – e a palmeira não morre ao ser cortada. Tem sabor suave, miolo macio, baixo teor calórico e é fibroso. Como não escurece, é ideal para saladas e pratos crus.

JUÇARA
Natural da Mata Atlântica, é o mais vistoso e carnudo. Mas é uma espécie ameaçada de extinção, devido à extração massiva ilegal. Na produção, aproveita-se somente 10% da palmeira. A planta morre ao ser cortada e seu ciclode replantio demora cerca de dez anos até o desenvolvimento de uma planta adulta.

AÇAÍ
Macio e suculento, se assemelha ao juçara. Apesar de a sua extração ser baseada na exploração, é menos nociva do que a do juçara, já que cada touceira de açaizeiro possui de quatro a cinco caules, permitindo que a retirada aconteça alternadamente entre as árvores.

REAL
É menos comum. Tem textura macia e sabor brando e delicado, entre o doce e o amargo.

GUARIROBA
Bastante peculiar e pouco conhecido. Possui textura firme e, por isso, deve ser cozido antes do consumo. Tem sabor amargo e combina com carnes e sabores ácidos.

Na hora da escolha
Prefira sempre os potes de vidro aos enlatados. Assim, você pode verificar a aparência do palmito. Não compre se a água estiver colorida, branca ou turva e nem se o palmito estiver flutuando, pois isso significa que ele está duro e com falta de oxigenação.

Se a tampa estiver estufada ou amassada, há grande chance de o alimento estar contaminado. Procure sempre pelo selo Palmito Seguro, que garante a procedência, além de assegurar que a extração respeitou as normas ambientais.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Alimentos certos podem te ajudar a controlar a pressão; entenda Saiba como controlar a pressão com os alimentos certos
  2. 2 Menopausa: ginecologistas dão dicas de como manter a libido
  3. 3 Esquizofrenia: o tratamento precoce reduz os danos
  4. 4 Confira dicas para manter os pés lisinhos durante o inverno
  5. 5 Pare agora de fumar: confira motivos e dicas para largar o hábito