AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba quais alimentos auxiliam na queima de gordura

Alimentos auxiliam na queima de gordura; saiba quais

Ana Bardella Publicado em 13/07/2019, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O maior equívoco está em acreditar que o consumo isolado desses ingredientes emagrece - Banco de Imagem/Getty Images
O maior equívoco está em acreditar que o consumo isolado desses ingredientes emagrece - Banco de Imagem/Getty Images

Quando se trata de secar, toda ajuda natural é bem-vinda. Inclusive por isso os alimentos termogênicos são tão comentados. 

“Eles aumentam a taxa de metabolismo basal. Ou seja, a quantidade de calorias gasta pelo corpo para manter o organismo funcionando, mesmo em repouso”, explica a nutricionista Bianca Oliveira. 

No entanto, muita gente comete erros na hora de incluí-los no cardápio. Na opinião da especialista, o maior equívoco está em acreditar que o consumo isolado desses ingredientes emagrece. 

“Para a perda de peso ser efetiva, é preciso reduzir também o consumo de alimentos calóricos, prezando por uma alimentação balanceada”, explica. Interessada em fazer direito para ter o resultado desejado? 

Saiba em quais ingredientes apostar, a melhor forma de consumi-los e como podem turbinar o emagrecimento.

PIMENTA VERMELHA
“Quando ingerimos uma quantidade alta de calorias e não praticamos exercícios suficientes para gastá-la, o corpo passa a fabricar lipídeos (gordura) – um mecanismo que recebe o nome de lipogênese. A pimenta vermelha é benéfica porque pode atrasar esse processo”, detalha Bianca. A indicação da especialista é consumi-la no início do dia. Deve ser evitada por quem sofre de gastrite, pela possibilidade de irritar o estômago.

GENGIBRE
“É conhecido por suas propriedades digestivas”, explica Paula. Contém substâncias capazes de reduzir os gases, amenizar a azia e outros desconfortos.

Pode ser tanto batido no suco quanto ralado na salada ou usado na versão em pó. “Deve ser evitado por quem está sob a suspeita de ter pedras na vesícula”, complementa Bianca.

CHÁ-VERDE
A bebida é rica em um tipo de flavonoide que tem ação antioxidante. “Por esse motivo, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e até o desenvolvimento de doenças como o câncer”, assegura a profissional. 

Paula Castilho, nutricionista, destaca ainda que o chá contém cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo. O conselho de Bianca é ingeri-lo no período da manhã, pelo seu efeito estimulante. 
A ingestão é contraindicada para hipertensos, pessoas que sofrem com gastrite, distúrbios da tireoide e gestantes.

GUARANÁ EM PÓ
Por conter uma quantidade significante de cafeína, acelera a queima de gordura e também estimula o sistema nervoso central, reduzindo a fadiga e deixando a pessoa mais bem disposta.

No entanto, seu consumo requer alguns cuidados. “Se a pessoa sofre de transtorno de ansiedade, por exemplo, isso pode deixá-la mais agitada. A ingestão deve ser evitada por quem tem gastrite, doenças cardiovasculares, distúrbios da tireoide e gestantes”, alerta a profissional. 

Quem pratica atividades físicas tende a se beneficiar mais do alimento, em especial antes dos treinos.

PIMENTA-DO-REINO
“Ela age por dois caminhos: além de acelerar o metabolismo, ainda aumenta a capacidade do corpo de destruir as moléculas de gordura”, garante Bianca. 

Outro de seus benefícios? Facilitar a absorção de nutrientes, motivo pelo qual vale a pena caprichar no prato do almoço ou jantar, incluindo opções saudáveis, como verduras e vegetais. 

Uma pitada em cada refeição já é suficiente para se beneficiar. Hipertensos, pessoas com gastrite, pancreatite ou hemorroidas devem evitá-la.