AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Barriga pra dentro em apenas 1 semana

Com os alimentos certos, você desincha e perde 1 kg em poucos dias. Para acelerar o resultado, complemente o regime com exercícios

Redação Publicado em 12/05/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barriga pra dentro em apenas 1 semana - Shutterstock
Barriga pra dentro em apenas 1 semana - Shutterstock
Quando a gente faz dieta, a perda de peso é geral. Ou seja, eliminamos gordura em várias partes do corpo. Não dá para escolher onde emagrecer mais e primeiro! E a danada da barriguinha acaba sempre ficando por último na fila, já percebeu?! 
Brincadeiras à parte, essa é uma das principais reclamações de quem costuma fazer regime. O resultado no abdômen tende a ser mais demorado e, muitas vezes, fica abaixo do satisfatório. 
Mas, segundo especialistas, o problema tem solução com a nutrição funcional, que propõe o consumo de alimentos que, além de afinar a silhueta, são anti-inflamatórios, diuréticos e desintoxicantes. “Descartando os itens que desequilibram as funções digestivas e intestinais, dá para se livrar de boa parte dos pneuzinhos”, diz a nutricionista Mariana Duro, de São Paulo.  
A ideia aqui é que você baseie as refeições em comidas de baixa caloria e que reduzam a retenção de líquidos, limpem o fígado, regulem a flora intestinal e ainda diminuam a inflamação das células, o que vai automaticamente evitar a distensão abdominal. 
Mais: vai garantir uma adequada absorção dos nutrientes dos alimentos. “Os pratos industrializados, ricos em sódio e conservantes, e os agrotóxicos estão diretamente relacionados aos processos inflamatórios e ao inchaço. Sem falar no desenvolvimento de doenças, como gastrite, diabetes e colesterol alto”, completa a especialista. 


Potência máxima
Para dar um fim rápido na “pochete” você pode aliar à dieta funcional porções de alimentos termogênicos – que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Veja alguns deles: gengibre, canela, açafrão, pimenta, vegetais de coloração roxa, chá verde, chá branco, folhas verde-escuras e legumes. Além desses, que são os mais conhecidos, existem outros aceleradores, segundo a nutricionista Vivian Goldberger, de São Paulo: suco de limão (ajuda a quebrar o acúmulo de gordura), melancia (aumenta a sensação de saciedade e colabora na digestão), abacaxi (auxilia na eliminação de toxinas, diminuindo o inchaço abdominal), alface e agrião (são ricos em fibras). “Beber muita água também é fundamental. Além de reduzir a retenção de líquidos, lubrifica as paredes intestinais, facilitando a eliminação de toxinas”, acrescenta Vivian.  


Fuja do efeito balão!
Assim como alguns alimentos dão aquela afinada na cintura, outros estufam a região abdominal. Confira alguns itens que devem ficar fora do seu cardápio diário: 

LEITE E DERIVADOS 
Por conterem proteína de difícil digestão, fermentam o estômago e causam distensão. Também aumentam o processo inflamatório. 


GLÚTEN E DERIVADOS
Cevada, centeio, trigo, aveia e malte podem liberar diversas substâncias pró-inflamatórias. 


BEBIDAS ALCOÓLICAS 
Transformam-se rapidamente em açúcar no sangue, aumentando a gordura da barriga. 


CARBOIDRATOS SIMPLES 
Pães, massas e bolachas de farinha branca e açúcar comum elevam o pico de glicose e, consequentemente, liberam uma grande quantidade de insulina – tipo de hormônio que favorece o acúmulo de gordurinhas bem na região abdominal. 


EXCESSO DE SÓDIO 
Favorece a retenção de líquidos, provocando inchaço nos braços e nas pernas, o que dá a impressão de estar mais gorda. Esqueça produtos industrializados e cheios de conservantes.



Queima total de estoque
As refeições a seguir, sugeridas pela nutricionista funcional Mariana Duro, possuem 1 200 calorias diárias – o suficiente para emagrecer sem passar fome. Seguindo a dieta direitinho, dá para perder 1 kg por semana


❱ Café da manhã 
Opção 1 
1 fatia de melão + 1 xícara de chá de hortelã + 1 fatia de pão integral ou pão sem glúten + 1 ovo mexido 

Opção 2
1 laranja-lima + 1 xícara de chá de alecrim + 1 tapioca recheada com 3 fatias de mussarela de búfala 

Opção 3
1 xícara de chá de cavalinha + 1 taça de salada de frutas + 2 colheres (sopa) de flocos de quinoa + 1 iogurte de soja 

❱ Lanche 
Opção 1 
200 ml de suco de maracujá batido com couve 
Opção 2
½ abacate pequeno amassado com uma pitada de canela em pó 
Opção 3
200 ml de água de coco + 2 castanhas-do-pará 

❱ Almoço 
Opção 1 
½ prato de mix de folhas verdes +  2 colheres (sopa) de arroz integral +  1 colher (sopa) de feijão-azuqui 
➥Esse tipo de feijão aumenta o colesterol bom, regula a pressãoe melhora a circulação
+ 1 pedaço médio de carne assada +  2 colheres (sopa) de mix de legumes no vapor (brócolis, couve-flor e cenoura) 

Opção 2
1 pires de broto de feijão + ½ tomate em fatias + 1 colher (sopa) de grão-de-bico cozido + ½ cebola roxa picada + 2 colheres (sopa) de purê de batata-doce + 1 filé médio de peixe assado com alecrim + 2 fatias de abobrinha grelhada

Opção 3
½ de prato de alface-americana com tomate + 1 pires de couve crua fatiada bem fininha + 1 colher (sopa) de beterraba ralada + 
2 colheres (sopa) de ervilha fresca + 2 pegadores de macarrão integral com molho de tomate feito em casa + 1 sobrecoxa, sem pele, assada com gengibre e alho 

❱ Lanche 
Opção 1 
1 xícara de chá verde + 1 fatia de bolo de fubá

Opção 2
1 xícara de chá branco + 6 cookies integrais

Opção 3
1 xícara de chá vermelho + 1 fatia de pão integral ou pão sem glúten + 1 colher (chá) de geleia sem açúcar

❱ Jantar 
Opção 1 
½ prato de alface + 1 prato (sobremesa) de mix de legumes no vapor (vagem, cenoura, tomate e chuchu) + 1 batata pequena cozida e picada + 1 lata de atum sem o óleo 

Opção 2
1 tigela de sopa de legumes com frango desfiado e arroz integral 

Opção 3
½ prato de mix de folhas verdes + 2 colheres (sopa) de arroz 7 grãos + 1 omelete (feita com 2 ovos, salsinha, tomate e cebola) 

❱ Ceia 
Opção 1 
1 fatia grossa de abacaxi 

Opção 2
1 maçã com casca 

Opção 3
8 morangos

O cardápio acima é apenas uma sugestão. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional.  Vale lembrar ainda que a perda de peso varia de acordo com o organismo de cada um. além disso, pessoas com diabetes, pressão alta e problemas no coração devem consultar um médico antes de começar qualquer dieta.


Enxugando a silhueta em 3..2..1!
O educador físico Jorge Fernando Tavares de Souza, de São Paulo, sugere uma série de exercícios para chapar a barriguinha. Faça três séries de 15 repetições. Importante: durante o exercício, mantenha o abdômen contraído.


1 Deitada de costas, com as mãos na nuca, levante uma das pernas levando a coxa na direção do peito. Volte. Faça com as duas pernas alternadamente – quando o calcanhar encostar no chão, levante a outra perna. Mantenha o ritmo.

2 Sente-se na pontinha de um banco, com as pernas pendendo e os joelhos levemente flexionados. Levante os dois joelhos juntos na direção do peito. Abaixe-os até que os calcanhares quase toquem o chão. Repita o movimento.

3 Deitada de costas, com as pernas flexionadas e os braços apoiados no chão, ao longo do corpo, eleve o quadril e mantenha a posição por dez segundos. O corpo fica sustentado pela cabeça, braços e pés. Volte e repita outras duas vezes.

4 Sentada numa bola grande, com as mãos apoiadas na nuca, incline o corpo para trás deixando apenas o tronco apoiado na bola. Suba um pouco, como no abdominal tradicional. Volte à posição inicial e repita o movimento.

5 Deitada de barriga para baixo, sustente o corpo com os antebraços e a ponta dos pés. Mantenha por 15 segundos, retorne e repita outras duas vezes.

6 Deitada sobre o lado direito do corpo, dobre os joelhos e apoie a mão esquerda atrás da cabeça. Levante o tronco, contraindo o abdômen e volte à posição inicial. Termine a série e mude de lado.

7 Deite de costas, com as pernas flexionadas a 90º e as mãos atrás da cabeça. Eleve o tronco lentamente, mantendo a região lombar no chão. Volte ao início e repita.

8 Sentada com a coluna reta e os joelhos afastados, segure um cabo de vassoura atrás da nuca, alinhando os ombros. Vire o corpo para o lado direito e depois para o esquerdo, completando a série.

9 Deitada lateralmente, com o braço de apoio flexionado, as pernas e os pés unidos e a coluna reta, eleve o corpo. Sustente-o por 
15 segundos. Desfaça a posição e mude de lado. Faça mais duas vezes.


Conteúdo Revista Máxima