AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Coma à vontade com os Vigilantes do Peso

Novo método vai além da famosa contagem de pontos. Agora, o programa incentiva a prática de atividade física e o cuidado com a autoestima

Júlia Arbex Publicado em 15/11/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coma à vontade com os Vigilantes do Peso - Shutterstock
Coma à vontade com os Vigilantes do Peso - Shutterstock
Quando a gente ouve falar em Vigilantes do Peso, a primeira palavra que nos vem a cabeça é “pontos”. Mas a partir de agora a coisa vai mudar, pois acaba de ser lançado um novo método, o +Leve. A maior novidade é que a proposta vai além da famosa contagem de pontos. O associado vai poder comer alimentos como frutas, verduras, legumes, proteínas magras, leite e derivados desnatados e grãos integrais à vontade. Além disso, a prática de atividade física e cuidados com o emocional também fazem parte do programa. Confira detalhes:


Os Vigilantes do Peso
Na proposta original, tudo o que comemos precisa ser adicionado a um aplicativo até atingir a cota diária, que varia de acordo com o sexo, idade, altura e peso. Uma mulher de 25 anos, com 67 kg e 1,63 m, por exemplo, tem direito a 26 pontos diários. Além disso,
todo mundo pode utilizar outros 49 pontos extras por semana para matar as vontades, afinal, ninguém é de ferro, né?


Pense bem antes de comer...
Mesmo que o novo método não use pontos, eles nos ajudam a comer de forma saudável. Confira duas opções de café da manhã e três de lanche. Qual você escolheria?


CAFÉ DA MANHÃ:
Opção 1
2 fatias de pão de forma light (3 pontos) + 1 colher (sopa) de requeijão light (1 ponto) + 4 fatias blanquet de peru light (1 ponto)
200 ml de café com leite desnatado sem açúcar (2 pontos)
TOTAL: 7 pontos


Opção 2
1 pão francês (4 pontos) + 1 colher (sopa) de manteiga (3 pontos) + 4 fatias de mortadela (5 pontos)
200 ml de suco de laranja (2 pontos)
TOTAL: 14 pontos


LANCHE DA TARDE:
Opção 1
Bomba de chocolate
TOTAL: 10 pontos

Opção 2
Sanduíche de presunto + salada + tomate + iogurte desnatado
TOTAL: 7 pontos

Opção 3
Sopa de legumes sem gordura + salada de frutas + legumes
TOTAL: 9 ponto

Apesar de não haver proibições, as escolhas são fundamentais para atingir os resultados!


O método é composto por três pilares:
1 "COMER"
Quem quiser emagrecer pode ingerir todos os alimentos plenos (frutas, legumes, verduras, proteínas magras, grãos integrais, laticínios desnatados e água, chá e café puros ou com adoçante) até se sentir satisfeito, sem precisar entrar no esquema de contagem de pontos. Você deve estar se perguntando como dá pra perder peso comendo à vontade... Segundo o diretor do
Vigilantes do Peso no Brasil, Rodrigo Strickland Faro, com o método a pessoa sente menos fome, pois ingere alimentos que dão mais saciedade. Porém, evite exageros. O objetivo é adquirir hábitos saudáveis.


2 "CORRER"
Praticar exercícios com regularidade emagrece, é fato. Além disso, aumenta a autoestima, melhora a qualidade do sono, além de reduzir as chances de problemas como estresse, depressão e doenças cardiovasculares, como o AVC, por exemplo. E para alcançar todas essas vantagens, a proposta não espera que você tenha um estilo de vida fitness, aquele que só as famosas conseguem manter.
Pode parecer que não, mas qualquer forma de movimentação é válida e já ajuda na perda de peso. Que tal trocar o elevador pelas escadas? Dê uma volta no quarteirão quando estiver à toa e brinque mais com seus filhos. Essas pequenas ações do dia a dia fazem toda a diferença na balança.


3 "SORRIR"
O objetivo é fazer com que a pessoa que quer emagrecer mude o jeito de pensar. “É verdade que a redução das medidas aumenta a autoestima. Mas é a felicidade o real segredo da manutenção da saúde, pois é ela que nos ajuda a fazer escolhas saudáveis”, diz Faro. Por isso, valorize os momentos de harmonia e faça estes exercícios todos os dias:

✔ Tire um cochilo no meio do dia, se for possível.
✔ Encontre um canto que seja confortável e sente-se sozinha por cinco minutos.
✔ Tire um tempinho do dia para fazer o que você mais gosta, seja assistir à TV, ler um livro ou conversar com sua melhor amiga.
✔ Ouça a sua música preferida.
✔ Alongue-se sempre que sentir que está tensa.