AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Curta as festas juninas e julinas sem engordar!

Veja os segredos para aproveitar os quitutes irresistíveis do arraiá sem precisar se culpar mais tarde

Ana Bardella Publicado em 29/07/2016, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curta a festa junina sem engordar! - Codo Meletti/Mauro Holanda/Shutterstock
Curta a festa junina sem engordar! - Codo Meletti/Mauro Holanda/Shutterstock
Não é à toa que junho é um dos meses queridinhos dos brasileiros: tem festa do começo ao fim! São tantas as quermesses que fica até difícil escolher apenas uma para marcar presença. Seja a mais próxima de casa, seja a da escola das crianças, cada uma delas é um convite para chutar o balde e sair experimentando todo tipo de comida (calórica, diga-se de passagem) vendida nas barraquinhas. Pois nós conversamos com nutricionistas, que deram dicas para você não voltar pra casa de mal com a balança. Aproveite!


Fique atenta às ciladas! Você pode até comer, mas com moderação!

Bolo de fubá
Entre as opções de doce, é uma boa pedida, desde que não seja preparado com muito açúcar. Apesar de o fubá também conter uma concentração significativa de carboidrato, ele tem mais fibras do que a farinha de trigo tradicional, por isso ajuda no funcionamento do intestino. “Uma fatia é a medida ideal”, indica Paula.


Milho
Também está no time dos alimentos que devem ser controlados. Por isso, se optar por comprar uma espiga cozida, “o ideal é evitar o consumo de pão, arroz ou macarrão no mesmo dia”, ensina Veruza Sampaio, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia.
No entanto, essa delícia contém fibras e proteínas e, por isso, ajuda a moderar o apetite. Só há uma condição para consumi-lo sem
culpa: peça a sua espiga sem manteiga e com pouco sal.


Pipoca
“Uma xícara de chá de pipoca pronta não ultrapassa 50 kcal”, explica a nutróloga. Ou seja, a guloseima tem um valor calórico considerado baixo. É gostosa e fácil de fazer. Mas o segredo está no modo de preparo: se for estourada no óleo e depois acrescida de sal, essas poucas calorias podem até triplicar! Por isso, controle a gordura e o tempero. 


Curau
O modo de preparo desse doce junino também interfere diretamente nos efeitos sobre o corpo: quando feito com pouco açúcar e leite, é menos calórico do que aqueles que contêm leite condensado. “Se você não resiste à sobremesa, dê preferência a uma porção pequena”, aponta Paula.


Vinho quente
“Por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes”, diz a nutricionista. Mas como todas as bebidas alcoólicas são bastante calóricas, consuma com bastante moderação.



Para consumir sem culpa!


Cuscuz
Apesar de ser um carboidrato, tipo de alimento que deve ser consumido com moderação quando se está tentando perder alguns quilinhos, o cuscuz é rico em vitaminas e fibras. Ah, e se o quitute vier acompanhado de ovo também se torna fonte de proteínas.


Batata-doce assada
Essa delícia está na moda! Entre todos os carboidratos, é um dos mais indicados pelos nutricionistas. “É um alimento com baixo índice glicêmico. Ou seja, libera o açúcar no sangue aos pouquinhos. Isso faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo.



Melhor pensar duas vezes...

Quentão
“Bebidas destiladas possuem um alto valor calórico”, alerta Veruza. Acontece que a maioria das pessoas não atenta a isso, justamente por estar mais preocupada com as comidas. Mas, se quiser mesmo tomar um copo, dê preferência aos que têm gengibre ou canela, ingredientes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo.


Pastel
Dependendo do recheio, um simples pastelzinho pode ter 500 calorias! Ele também é rico em gorduras saturadas e carboidratos, ou
seja: uma bomba para quem está tentando emagrecer. “O ideal é evitar os fritos em óleo, dando lugar aos assados. Dê preferência às farinhas integrais para a massa”, orienta a especialista. Também vale a pena apostar em um recheio com proteína, para se sentir mais saciada, como sardinha, atum ou peito de frango.


Pé de moleque ou paçoca
Teoricamente, o amendoim, matéria-prima utilizada para os dois doces, não é um alimento considerado ruim para quem está de dieta. Trata-se de uma semente oleaginosa rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, fibras e gorduras “boas”. O problema está na quantidade de açúcar utilizada na preparação de seus derivados. Portanto, se não conseguir resistir, coma apenas uma ou duas unidades.



Receitas light para fazer a festa em casa


Canjica

Ingredientes
 1 xícara (chá) de milho para canjica
 2 litros de água
 4 cravos
 2 pauzinhos de canela
 1 xícara (chá) de leite
 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
 ¾ de xícara (chá) de coco ralado
 1 pitada de sal
 Adoçante culinário a gosto

Modo de preparo
Cozinhe os quatro primeiros ingredientes na pressão por uma hora. Escorra o líquido e reserve o milho cozido e 1 xícara do caldo.
Descarte as especiarias. Transfira para a panela e misture os leites, o coco, o sal, o adoçante, o caldo reservado e o milho. Cozinhe até o caldo engrossar. Sirva gelado, decorado com mais canela.



Curau

Ingredientes

6 espigas de milho-verde
bem novas
2 xícaras (chá) de água
2 litros de leite desnatado
2 xícaras (chá) de leite de coco light
Adoçante a gosto
Pauzinhos de canela para decorar

Modo de preparo:
Com uma faca bem afiada, debulhe o milho-verde. Bata no liquidificador os grãos com a água e peneire. Transfira para a panela e acrescente o leite e o leite de coco. Leve ao fogo alto e mexa até levantar fervura. Abaixe o fogo e continue mexendo por 30 minutos ou até engrossar ligeiramente. Adoce a gosto, decore com a canela e sirva morno.


Veja outras dicas para aproveitar o arraiá sem medo:

Escolha uma ou duas fontes de carboidrato e coma como se fosse uma refeição. Tente não beliscar uma coisinha aqui, outra ali em todas as barracas.  Se for escolher um doce, tente comê-lo logo após a ingestão de uma proteína, como um pedaço de churrasco. Ao invés de fazer refeição em pé e rodando pela festa, procure sentar em uma mesa. Isso ajuda a controlar as quantidades que serão
consumidas.  Dance, passeie, dê muita risada e se divirta. Tudo isso ajuda a queimar as calorias!