AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Esqueça o que você já ouviu sobre ele: suco de laranja emagrece sim!

Apesar de ser considerada calórica, a bebida pode ser consumida durante a dieta. Conheça todos os benefícios da fruta!

Júlia Arbex Publicado em 07/05/2018, às 12h46 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Afinal, o suco engorda ou não? - iStock
Afinal, o suco engorda ou não? - iStock

Se você já fez dieta deve ter ouvido pelo menos uma vez para evitar beber suco de laranja. Isso porque um copo de 200 ml da bebida tem, em média, 110 calorias. Mas pesquisas atuais já garantem que, além de não atrapalhar uma dieta de emagrecimento, o suco é um aliado da saúde. Pensando nisso, conversamos com Lyvia Mendes, nutricionista e consultora da Laticínios Xandô, para saber direitinho como a fruta pode nos ajudar a ser pessoas mais saudáveis. Confira!

A fruta é melhor? Comer a fruta pode ser melhor que beber o suco, pois usamos muito mais laranjas do que quando comemos uma unidade. O importante é não exagerar.

Todo suco faz bem? “Não. Quando são adicionados açúcares e conservantes, a bebida perde boa parte dos benefícios. E pesquisas afirmam que, diferentemente de outros sucos, como o de abacaxi e de melancia, que estragam rapidamente, o suco de laranja pode ficar fora da geladeira, em temperatura ambiente, por 24 horas”, afirma.

Como consumir? A recomendação do consumo diário da bebida varia de acordo com o plano alimentar de cada um para não extrapolar as calorias. Mas, se o objetivo for para perder peso, o mais aconselhável é não adicionar açúcar. E mais: se consumido junto a alimentos ricos em proteínas e fibras, como frutas e vegetais, a bebida pode ser grande aliada da dieta.

Benefícios da laranja

É uma fonte natural de vitamina C, responsável por fortalecer o sistema imunológico, proteger contra doenças cardiovasculares, melhorar a saúde dos olhos, cabelo, pele e das unhas. Rica em fibras, aumenta a sensação de saciedade e melhora a função do sistema digestivo. Possui tiamina, conhecida também como B1, essencial para o bom funcionamento do coração, músculos e do sistema nervoso. Ajuda na cicatrização de feridas e no tratamento da fadiga muscular e anemia, além de baixar a pressão arterial nas pessoas com hipertensão.