AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Fora da rotina sim, mas sem perder a fome

Calor bombando, férias... Saiba como manter o foco no regime mesmo nesta época do ano

Júlia Arbex Publicado em 15/02/2017, às 18h22 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fora da rotina sim, mas sem perder a fome - Shutterstock
Fora da rotina sim, mas sem perder a fome - Shutterstock
Manter ou começar a dieta em época de férias é mais complicado, pois muitas de nós deixamos a rotina de lado. Outro agravante: é verão! Isso aumenta a vontade de consumir petiscos, sorvetes, bebidas alcoólicas... Sim, sabemos que não dá para nos privar totalmente dessas delícias – pelo menos durante muito tempo –, mas também não dá para chutar o balde, né? Pensando nisso, pedimos para Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição (SP), e Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), dicas espertas de como escolher os alimentos certos e manter o equilíbrio para conquistar a boa forma mesmo nesta época do ano.


OBJETIVO
Não é por estar fora da rotina que deve se jogar na comida para, nas semanas seguintes, compensar o estrago. Segundo os
especialistas, o primeiro passo para não colocar tudo a perder é focar nos seus objetivos. Pense nos benefícios de estar no peso ideal, como a autoestima em alta e condicionamento físico em dia.


LISTA
Para Scaglione, o ideal é ir ao supermercado já com a lista de compras feita. Com tudo programado, você compra menos refrigerante, suco de caixinha e guloseimas, e mais legumes, vegetais, grãos, castanhas, alimentos integrais, frutas e água de coco.


HORÁRIO
Zilli não aconselha ficar de estômago vazio durante muito tempo. “Em vez de comer muita quantidade poucas vezes ao dia,
consuma porções menores ao longo das 24 horas. Se fizer isso, a chance de extrapolar diminui, pois você se sentirá sempre
saciada”, explica ele.


MASTIGAÇÃO
Além de saborear melhor o prato, comer devagar e morder bem auxilia na perda de peso. “Mastigar pelo menos 20 vezes antes
de engolir o alimento reduz a produção de hormônios que aumentam a fome. Você ainda 13 de janeiro de 2017 AnaMaria 19
evita problemas, como azia, queimação e dores abdominais”, esclarece Zilli.


PROGRAMAÇÃO
Para não cair na tentação de petiscar fora de hora e comer mais do que deveria, o ideal é se programar. O que fazer? Leve sempre na bolsa uma fruta, barrinha de cereal ou um punhado de castanhas. Elas são opções saudáveis e mais nutritivas do que outras guloseimas. Ficou com uma vontade absurda de tomar um sorvete geladinho ou comer uma porção de fritas? Ok, se permita, mas
lembre-se: não exagere!


ATIVIDADE FÍSICA
“Além de ajudar a emagrecer, qualquer exercício físico, seja caminhada, corrida ou bicicleta, dá uma sensação de relaxamento, alívio e bem-estar para a mente e o corpo também”, afirma Scaglione. Meia hora por dia é o suficiente.



FRUTA OU SUCO?
Evite sucos em pó e em caixinha. Eles são ricos em açúcar e de aditivos alimentares. Já os naturais, com água potável, sem açúcar ou adoçante e não coado, são ótimos. Dúvida entre comer a fruta e beber o suco? Vá na primeira opção. “Você se beneficiará de todas as vitaminas e nutrientes dela”, diz Zilli.


BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO
A água de coco é a bebida hit do verão. Além de super-refrescante e hidratante, é uma ótima aliada da saúde. “Ela repõe os nutrientes após praticarmos atividade física, ajuda a preservar a memória e, por ter bastante fibra, regula o intestino e dá sensação
de saciedade”, explica Scaglione.


CUIDADO COM O ÁLCOOL
Bebida alcoólica é uma caloria vazia composta por álcool, carboidrato e açúcar. Ou seja, além de engordar, não possui nutriente. Mais problemas: ele sobrecarrega o fígado. “O órgão serve como um filtro, que metaboliza e elimina o álcool do corpo. Quanto mais beber, mais tempo o fígado demorará para processá-lo”, esclarece Scaglione.