AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Livre-se do que faz mal com detox

Exagerou nas ceias de Natal e Ano-Novo? Acrescente alimentos ricos em fibras, vegetais verdes-escuros e frutas vermelhas nas refeições e elimine toxinas

Júlia Arbex Publicado em 13/02/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livre-se do que faz mal com detox - iStock
Livre-se do que faz mal com detox - iStock
Depois das comilanças e bebedeiras de final de ano, nada mais justo que limpar o nosso corpo e evitar dor de cabeça, desconforto
estomacal, gases, cansaço e ganho de peso. Para isso, o ideal é fazer uma dieta desintoxicante. A nutricionista da Estima Nutrição (SP) Jéssica Berto diz que detox durante dois dias desincha até 2 kg! Veja os cardápios!


Alimentos e bebidas que limpam

Verduras verdes-escuras: são ricas em vitaminas, minerais e fibras alimentares, responsáveis por fazer o intestino funcionar melhor e eliminar as toxinas. Por isso, inclua no cardápio alimentos como brócolis, aspargo, couve, repolho, espinafre, agrião e rúcula.


Frutas: as vermelhas, como morango, amora e framboesa, possuem antioxidantes, protegem o corpo dos radicais livres e, por isso, mantêm o funcionamento das células.


Oleaginosas: possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. O ideal é ingerir pelo menos três castanhas-do-pará, amêndoas, avelãs,
pistaches ou nozes por dia.


Peixes: salmão, sardinha, atum e o arenque possuem ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que tem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam na perda de peso.


Gengibre: acelera o metabolismo e o detox.


Carboidratos naturais e integrais: arroz, cereais, batata, mandioca, mandioquinha e inhame possuem muita fibra e, por isso, ajudam a digestão e facilitam o funcionamento do intestino.


Água e água de coco: toxinas, hidratam e auxiliam a digestão.


Suco de uva integral: “Contém diversos tipos de antioxidantes, dentre eles o resveratrol, que impedem a ação dos radicais livres”, esclarece a especialista.


Tire da frente sempre...

Carboidratos refinados: se ingeridos em excesso, ficam armazenados no nosso organismo e acabam sendo transformados em gordura. Além disso, alimentos que têm carboidratos refinados não dão saciedade. Por isso, evite comer muito arroz branco, massas, pães e biscoitos.


Industrializados: possuem muita gordura e conservantes, e pouco valor nutricional. Além de inchar, aumentam as chances de desenvolvermos problemas cardíacos, respiratórios e tumores.


Carne vermelha: não exagere na porção diária, especialmente se tiver muita gordura. Além de dificultar a digestão, ela pode aumentar o colesterol ruim (LDL) e causar inchaço.


Refrigerante: tem alto teor de açúcar, sódio, corante e conservante. Deixa inchada e dá desconfortos gástricos.

Bebida alcoólica: além de inchar e desidratar o corpo, gera prejuízos à saúde, especialmente para o cérebro e fígado.



Cardápio para desinchar

1º DIA
Café da manhã: 2 ovos mexidos + 1 smoothie (50 ml de leite de coco + 10 frutas vermelhas + 100 ml de água de coco)

Lanche da manhã: 1 xícara de chá-verde + 1 ameixa 

Almoço: 1 prato (sobremesa) de vegetais verdes-escuros a gosto (temperar com azeite + sal + limão) + 100 g de salmão assado + 2 colheres (sopa) de arroz integral

Lanche da tarde: 1 xícara de chá-verde + 10 pistaches

Lanche da tarde 2: shake proteico: bata no liquidificador 50 ml de suco de uva integral + 150 ml de água + ½ inhame cozido e congelado + 10 g de colágeno hidrolisado (comprado em casas de suplementos) e sirva.

Jantar: 1 prato de sopa detox (couve-manteiga + alho + cebola + brócolis + aspargos + shitake).
Sopa: refogue alho e cebola com 1 colher (sopa) de azeite. Ponha os legumes picados, 250 ml de água e deixe até secar pela metade. Bata no liquidificador e coloque na panela. Depois, adicione o shitake e deixe cozinhar por 10 minutos.


2º DIA
Café da manhã: 2 fatias de queijo branco + 1 prato (fundo) de mingau de quinoa (100 ml de leite de arroz + 2 colheres (sopa)
de quinoa em flocos + canela em pó a gosto) 
Mingau de quinoa: coloque em uma panela 100 ml de leite de arroz + 2 colheres (sopa) de quinoa em flocos + canela em pó e mexa até engrossar.

Lanche da manhã: 1 xícara de chá de cavalinha + 1 fatia de melão

Almoço: 1 prato (sobremesa) de vegetais verdes-escuros (temperar com azeite + sal + limão) + 100 g de frango empanado com linhaça e gergelim grelhado + 2 colheres (sopa) de purê de abóbora

Lanche da tarde 1: 1 xícara de chá de cavalinha + 2 colheres (sopa) de abacate amassado com cacau em pó

Lanche da tarde 2: shake proteico 
Bata no liquidificador 150 ml de água + 1 fatia de abacaxi + folhas de hortelã + 30 g de coco fresco + 10 g de colágeno hidrolisado (comprado em casas de suplementos) e sirva.

Jantar: 1 prato (sopa) de sopa de cenoura + chuchu + couve-flor + ricota + gengibre