AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

No caminho certo!

Você não emagrece mesmo com regime? Pode ser alguma questão de saúde. Ainda bem que com o cardápio certo e caminhada dá pra reverter a situação

Redação Publicado em 24/06/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No caminho certo! - Shutterstock
No caminho certo! - Shutterstock
A tireoide, os rins e o fígado são essenciais para regular o nosso gasto calórico e o acúmulo de gordura corporal. Por isso, devem trabalhar no ritmo certo. “Quando essas glândulas estão lentas ou desreguladas, elas bagunçam o nível dos hormônios. Resultado: cansaço, problemas de memória e concentração, perda de massa muscular, piora na aparência da pele, das unhas e do cabelo e, principalmente, ganho de peso”, afirma o endocrinologista Luciano Negreiros (RJ). O pior é que, nesse caso, as dietas restritivas e os exercícios físicos pesados podem até engordar mais. Mas nem tudo está perdido. Apesar do mau funcionamento das glândulas estar relacionado a fatores genéticos, comportamentais e à idade (é mais frequente após os 20 anos), um ajuste na alimentação e na rotina de exercícios pode reverter o quadro. A seguir, faça o teste e descubra se você pode estar com algum desses problemas. Depois, é só caprichar no cardápio, calçar um bom tênis e sair para caminhar!


Qual pode ser o meu problema?

1 A tireoide está lenta se você...

✔ Anda muito sensível ao frio. 

✔ Demonstra alterações de humor com frequência.

✔ Tem fadiga persistente.

✔ Ganhou mais de 6 kg no último ano. 

✔ Retém líquidos facilmente. 

✔ Anda com a libido baixa, ou seja, está sem vontade de transar. 

✔ Está com as unhas fracas e quebradiças. 

✔ Sente a pele sempre ressecada. 

✔ Tem pouco cabelo e pelos, inclusive na sobrancelha. 

✔ Está distraída ou esquecendo as coisas.



2 As glândulas  dos rins estão desreguladas se você...

✔ Tem gordura abdominal dura.

✔ Sente-se exausta. 

✔ Vive com ânsia de comida salgada. 

✔ Fica mais alerta após as 18 horas.

✔ Tem círculos escuros ao redor dos olhos. 

✔ Tem problemas para dormir ou acorda com frequência no meio da noite. 

✔ Sofre sempre com gripes e resfriados. 

✔ Marca variações de pressão sanguínea.

✔ Sente-se irritada ou mal-humorada com frequência.



3 O seu fígado é preguiçoso se você... 

✔ Está mais de 11 kg acima do seu peso. 

✔ Sofre de indigestão e inchaço, especialmente depois de comer comidas gordurosas. 

✔ Sente aperto ou dor no centro ou na parte superior do abdômen. 

✔ Tem colesterol alto. 

✔ Tem descolorações ao redor do pescoço e das juntas, dos cotovelos ou joelhos. 

✔ Fica com hematomas facilmente. 

✔ Tem problemas de memória. 

✔ Sente tontura ou fraqueza. 

✔ Fica sonolenta durante todo o dia.



Um plano de emagrecimento pra chamar de seu

Caminhada + musculação 

Um dos sintomas do hipotireoidismo é a sensação exagerada de cansaço, tanta que provoca até mau humor. Por isso, comece devagar, respeitando os limites do seu corpo. Vá aumentando a intensidade conforme for adquirindo condicionamento físico. 

Frequência: 4 vezes por semana. 

Treino: 15 minutos de caminhada em velocidade moderada – o exercício ativa a circulação e a produção de hormônios. Depois de caminhar, acrescente 40 minutos de exercícios de força muscular, feitos na academia ou em casa. O treino deve ter abdominais, flexões, exercícios para os braços, agachamentos e simulação de pedalada. Repita 15 vezes cada um. “Quanto mais músculos, mais a tireoide acelera o seu metabolismo”, diz o nutrólogo Alfredo Bobadilla (SP). 

Dieta: “Inclua iodo (linhaça, chia), selênio (carne vermelha, castanha-do-pará) e vitamina C (laranja, caju, goiaba) no cardápio”, indica a nutricionista Carolina Moreno, do espaço Fábio Guedes (SP).



2 Alteração nas glândulas dos rins 

Caminhada relax 

O ritmo de vida acelerado pode desencadear o estresse, que provoca alterações nas glândulas adrenais. “Para controlar a ansiedade, elas produzem o hormônio cortisol, que combate inflamações e regula os níveis de açúcar e a pressão do sangue”, diz Negreiros. O problema é que, em excesso, o cortisol favorece o acúmulo de gordura e abre portas para lapsos de memória, menstruação irregular, depressão... A ordem é desestressar! 

Frequência: 6 vezes por semana. 

Treino: 30 minutos de caminhada em ritmo lento. Enquanto anda, pense em algo positivo ou exercite a fé. Um estudo americano descobriu que, quando os pacientes meditam ou oram durante a caminhada, o metabolismo melhora 47% e é possível emagrecer 
até nove vezes mais. Uau! 

Dieta: Reduza o consumo dos produtos refinados e invista em opções com ômega 3 (linhaça, chia, sardinha, salmão), vitaminas C (laranja, acerola, caju, goiaba) e do complexo B (cereais integrais), e fontes de zinco (semente de abóbora, carne vermelha, feijão). 


3 Fígado preguiçoso

Caminhada + corrida 

O órgão desintoxica o organismo. Só que, quando sobrecarregado pela má alimentação (comida processada, vegetais com agrotóxicos, refrigerantes e bebidas alcoólicas...), além de acumular gordura, aumenta a produção de insulina. Em excesso, esse hormônio, que ajuda a transformar a glicose em energia, dificulta a perda de peso. 

Frequência: 4 vezes por semana. 

Treino: 5 minutos de caminhada moderada + 30 segundos de corrida rápida. Depois, caminhe 2 minutos e repita 30 segundos de corrida. Siga esse plano (2 min x 30 seg) até completar 20 minutos. Inserir picos mais intensos na caminhada ensina as células a metabolizar o açúcar e a usar a insulina de forma eficaz, além de elevar o gasto calórico. 

Dieta: alho, chá verde, vegetais de folhas verde-escuras, nozes e laranja ajudam a limpar o fígado.