AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pipoca: amiga ou vilã da dieta?

Nutricionistas afirmam que o aperitivo não faz engordar, mas o modo como você o prepara é que pode sabotar a dieta e colaborar para o ganho de peso

Júlia Arbex Publicado em 23/05/2018, às 19h29 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pipoca: amiga ou vilã da dieta? - iSTOCK
Pipoca: amiga ou vilã da dieta? - iSTOCK

Engana-se quem pensa que adotar uma alimentação saudável é sinônimo de cortar itens gostosos da rotina. Apesar de muitas vezes ser vista como comida calórica e pouco nutritiva, a pipoca é um alimento versátil que oferece diversas vantagens para quem se preocupa com a saúde. “O petisco é muito recomendado porque é uma opção natural, saborosa e com baixa quantidade de calorias. Mas, para que ele seja saudável, é importante prestar atenção no modo de preparo e quais ingredientes são adicionados”, explica a nutricionista da OneMarket, Bruna Bellusci. A seguir, conheça mais benefícios dessa delícia!

Há nutrientes na pipoca?

“Na verdade, o que tem nutriente é o milho. Este alimento possui uma boa quantidade de fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, contém vitaminas do complexo B e magnésio, que ajudam a combater os radicais livres, substâncias prejudiciais à saúde, além de ter antioxidantes, que colaboram na prevenção do envelhecimento precoce das células”, esclarece Bruna.

E ajuda a emagrecer?

Sim. Além de ser uma opção de lanche de baixa caloria, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome.

Erros na preparação

A pipoca é, muitas vezes, preparada com muito óleo, sal, manteiga ou açúcar, ingredientes que podem torná-la uma opção nada saudável. Para que ela seja uma aliada da vida saudável...

- Compre o milho in natura, de preferência não transgênico.

- Evite o consumo de pipocas de micro-ondas.

- Não exagere no óleo ou, se preferir, utilize opções mais saudáveis como azeite de oliva e óleo de coco.

- Evite adicionar manteiga. Prefira sal marinho ou sal rosa do Himalaia.

- Gosta do petisco bem salgadinho? Adicione um mix de ervas ou pimenta-do-reino.

- Se quiser uma opção doce, coloque ingredientes como cacau, canela, açúcar de coco ou mascavo. Mas, claro, sem exageros!