AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

É junho! Saiba curtir festa junina sem engordar

Veja quais são os quitutes que você pode comer sem culpa e o que é melhor pensar duas vezes

AnaMaria Digital Publicado em 01/06/2018, às 14h10 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Junho tem festa do começo ao fim! - Shutterstock
Junho tem festa do começo ao fim! - Shutterstock

Junho chegou! E com ele as deliciosas festas juninas! São tantas as quermesses que fica até difícil escolher apenas uma para marcar presença. Seja ela a mais próxima da sua casa ou a da escola das crianças, sempre será um convite para chutar o balde e sair experimentando todo tipo de comida vendida nas barraquinhas. Confira a seguir dicas para você não voltar terminar o mês de mal com a balança. 

- Coma com moderação:

Bolo de fubá
Entre as opções de doce, é uma boa pedida, desde que não seja preparado com muito açúcar. Apesar de o fubá também conter uma concentração significativa de carboidrato, ele tem mais fibras do que a farinha de trigo tradicional, por isso ajuda no funcionamento do intestino. Uma fatia é a medida ideal.

Milho
Também está no time dos alimentos que devem ser controlados. Por isso, se optar por comprar uma espiga cozida, o ideal é evitar o consumo de pão, arroz ou macarrão no mesmo dia. No entanto, essa delícia contém fibras e proteínas e, por isso, ajuda a moderar o apetite. Só há uma condição para consumi-lo sem
culpa: peça a sua espiga sem manteiga e com pouco sal.

Pipoca
Uma xícara de chá de pipoca pronta não ultrapassa 50 kcal. Ou seja, a guloseima tem um valor calórico considerado baixo. É gostosa e fácil de fazer. Mas o segredo está no modo de preparo: se for estourada no óleo e depois acrescida de sal, essas poucas calorias podem até triplicar! Por isso, controle a gordura e o tempero. 

Curau
O modo de preparo desse doce junino também interfere diretamente nos efeitos sobre o corpo: quando feito com pouco açúcar e leite, é menos calórico do que aqueles que contêm leite condensado. Se você não resiste à sobremesa, dê preferência a uma porção pequena.

Vinho quente
Por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes. Mas, como todas as bebidas alcoólicas, são bastante calóricas. Então consuma com bastante moderação.

- Pode comer sem culpa:

Cuscuz
Apesar de ser um carboidrato (tipo de alimento que deve ser consumido com moderação quando se está tentando perder alguns quilinhos), o cuscuz é rico em vitaminas e fibras. Ah, e se o quitute vier acompanhado de ovo também se torna fonte de proteínas.

Batata-doce assada
Essa delícia está na moda! Entre todos os carboidratos, é um dos mais indicados pelos nutricionistas. Tem baixo índice glicêmico, liberando o açúcar no sangue aos pouquinhos, o que faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. 

Veja também:
Mágicas na Cozinha: Como descascar pinhão
É possível voltar a ser feliz após uma traição?
Cabelos à prova dos efeitos do inverno

- Melhor pensar duas vezes:

Quentão
Bebidas destiladas possuem um alto valor calórico e a maioria das pessoas não atenta a isso, justamente por estar mais preocupada com as comidas. Mas, se quiser mesmo tomar um copo, dê preferência aos que têm gengibre ou canela, ingredientes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo.

Pastel
Dependendo do recheio, um simples pastelzinho pode ter 500 calorias! Ele também é rico em gorduras saturadas e carboidratos, ou seja: uma bomba para quem está tentando emagrecer. O ideal é evitar os fritos em óleo, dando lugar aos assados. Dê preferência às farinhas integrais para a massa. Também vale a pena apostar em um recheio com proteína para se sentir mais saciada, como sardinha, atum ou peito de frango.

Pé de moleque ou paçoca
Teoricamente, o amendoim, matéria-prima utilizada para os dois doces, não é um alimento considerado ruim para quem está de dieta. Trata-se de uma semente oleaginosa rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, fibras e gorduras “boas”. O problema está na quantidade de açúcar utilizada na preparação de seus derivados. Portanto, se não conseguir resistir, coma apenas uma ou duas unidades.

Dicas para aproveitar o arraiá sem medo! 
- Escolha uma ou duas fontes de carboidrato e coma como se fosse uma refeição.
- Tente não beliscar uma coisinha aqui, outra ali em todas as barracas. 
- Se for escolher um doce, tente comê-lo logo após a ingestão de uma proteína, como um pedaço de churrasco, por exemplo. 
- Ao invés de fazer refeição em pé e rodando pela festa, procure sentar em uma mesa. Isso ajuda a controlar as quantidades que serão consumidas. 
- Dance, passeie, dê muita risada e se divirta. Tudo isso ajuda a queimar as calorias!