AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

10 dicas para sair do vermelho antes do fim do ano

Aproveite as dicas da Simplic, plataforma de crédito on-line, e coloque as suas finanças em dia:

Redação Publicado em 31/10/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
10 dicas para sair do vermelho antes do fim do ano - Shutterstock
10 dicas para sair do vermelho antes do fim do ano - Shutterstock
Administrar o dinheiro e não acumular dívidas é um desafio e tanto para a maioria das pessoas, ainda mais em tempos de crise. Para se ter uma ideia, o SPC Brasil apontou que oito em cada dez brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre suas despesas pessoais, e quase a metade não sabe controlar os gastos. Se você anda preocupada com as contas em atraso, aproveite as dicas da Simplic, plataforma de crédito on-line, e coloque as suas finanças em dia:


1 Monitore seus gastos Faça anotações no talão de cheque, reúna contas, boletos e faturas dos cartões de crédito e de lojas, e guarde as notas fiscais, mesmo as com valores baixos. Junte e faça uma planilha no final do mês.

2 Segmente as despesas Após saber para onde vai o dinheiro, divida os gastos em categorias, como “educação”, “alimentação”, “transporte”, “moradia” e “diversão”. Depois, coloque-as em duas subcategorias: fixas e variáveis.

3 Estabeleça um teto de gastos Tendo uma visão clara das contas, você é capaz de cortar os supérfluos. Ainda que a diversão seja importante, deve ser a primeira a ser sacrificada. Que tal substituir o cineminha por um passeio gratuito no parque ou o restaurante por um piquenique?

4 Corte o que tiver de cortar, sem dó O aluguel está muito caro? Talvez valha a pena se mudar. Se você tem carro, pense em vendê-lo... Parece radical, mas esses ajustes ajudam muito na reorganização financeira.

5 Menos crédito, mais débito Se puder, tenha apenas um cartão de crédito e nenhum cartão de loja, pois eles dificultam o cálculo dos gastos.

6 Busque uma renda extra Para isso, avalie as ferramentas ao seu alcance e seus talentos. Tem dons artesanais ou culinários? Coloque-os em prática. Possui roupas que não usa mais? Venda-as em algum brechó! 

7 Utilize o 13º salário a seu favor Se trabalha com carteira assinada, foco para não cair em tentação. Antes de gastar, leve em conta as urgências financeiras e as dívidas!

8 Consulte os amigos Quando precisar de algo, antes de comprar, veja se seus amigos não podem te emprestar. Isso vale para
ferramentas e utensílios domésticos, livros e até para uma roupa de festa.

9 Pesquise e pechinche A internet vai ajudá-la nisso. Compras on-line também podem sair mais em conta. Prefira comprar em brechós e supermercados atacadistas.

10 Cuidado com as festas Neste ano, evite gastar com viagens, presentes de Natal e confraternizações.