AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Finanças

Como eu posso ensinar o meu filho a economizar dinheiro?

Tem como ensinar meu filho a economizar dinheiro?

Júlia Arbex Publicado em 09/07/2019, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A melhor maneira de fazer o pequeno poupar é explicando que os bens da família são fruto do trabalho - Banco de Imagem/Getty Images
A melhor maneira de fazer o pequeno poupar é explicando que os bens da família são fruto do trabalho - Banco de Imagem/Getty Images

Isa Minatel, psicopedagoga e autora do programa Manhã sem Limites no YouTube, dá cinco dicas de como ensinar os pequenos a lidar com o dinheiro.

DEIXE A CRIANÇA TOMAR PEQUENAS DECISÕES
Para isso, divida-as em dois grupos:
1) As macro-decisões. São aquelas que impactam alguns (ou todos os) membros da família.
2) As microdecisões. As que dizem respeito apenas a um familiar e não impactam na saúde ou na segurança. Por exemplo, com o dinheiro nas mãos, seu filho deve escolher o passeio que farão e o quanto todos juntos podem gastar ou não durante a
saída. Celebrem as realizações!

EVITE MANDAR DEMAIS
Frases como “não compre porque estou mandando!” ou “porque eu sou sua mãe!” não promovem reflexão, mas sim obediência cega. A melhor maneira de fazer o pequeno poupar é explicando que os bens da família são fruto do trabalho. E mais: que existem itens necessários e outros que apenas desejamos. A prioridade é sempre a primeira categoria.

SEJA SEMPRE O EXEMPLO
Ao invés de brigar para conseguir que a criança faça como você quer, seja modelo de persuasão e criatividade. Use formas diferentes para convencê-la e envolvê-la nas atividades do dia a dia. Uma música para escovar os dentes, uma brincadeira para se despedir na chegada da escola, uma história sobre a importância do uso do cinto de segurança no carro. A vida fica mais leve assim.

INCENTIVE O TRABALHO
Criança não pode ser obrigada a se envolver em uma atividade profissional, claro. Porém, aquelas iniciativas de vender, por exemplo, limonada na frente de casa devem ser incentivadas e estimuladas. Se a criança quer um presente caro, ensine-a a traçar uma meta, trabalhem juntos em ideias de como ela pode conseguir uma parte do dinheiro e, assim, a educação financeira já começa a acontecer.

DÊ AUTONOMIA PARA O PEQUENO
Vão sair para passear? Deixe um tempo a mais para seu filho exercitar a autonomia. Tomar banho, se trocar e se arrumar sozinho (ou quase) são ações simples que fazem muita diferença no desenvolvimento, na independência e na autoconfiança das crianças. E tenha paciência, viu? Não critique se o resultado não sair tão bom como você esperava e entenda que seu filho está apenas aprendendo a tarefa.