AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Emprego, estou aqui!

Conseguir um bom trabalho não é tarefa simples para ninguém. Então, que tal inverter o jogo fazendo com que ele encontre você?

Redação Publicado em 17/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emprego, estou aqui! - Shutterstock
Emprego, estou aqui! - Shutterstock
Conecte-se

Nem só de lazer se faz uma rede social. O LinkedIn que o diga! A prioridade por lá não é encontrar amigos e sim contatos. Para se destacar no site, o coach de carreira Gustavo de Lopes, de São Paulo, recomenda preencher o cadastro inteiro e mantê-lo atualizado. “Inclua todos os cursos e seminários dos quais participar. Detalhes enriquecem o perfil”, defende. Para aproveitar a rede, você pode pedir que um antigo chefe escreva uma recomendação, seguir empresas do seu interesse e ingressar em grupos de profissionais!


Por falar em internet...

Sabia que várias empresas bisbilhotam candidatos nas redes sociais? Por isso, tente ser sincera nas suas colocações. Lopes conta que já entrevistou uma pessoa que disse não fumar nem beber, mas bastou um clique no Facebook para encontrar várias fotos da dita-cuja na balada, fazendo o contrário. “O problema não é o que se faz nos momentos de lazer, mas a mentira”, explica o coach de carreira. Telma Souza, diretora de RH da Catho, cita gafes a serem evitadas no mundo virtual: “Se envolver em polêmicas, tecer comentários maldosos ou preconceituosos, reclamar de tudo, escrever palavrões ou erros de português”. 


Você tem QI?

O famoso “Quem Indica” não é motivo para vergonha. Pelo contrário, demonstra capacidade de bom relacionamento. “Existem empresas que só contratam por indicação, pois defendem que é bom trazer para a equipe um profissional com referências”, explica Gustavo. Você ainda não tem contatos para dar esse empurrãozinho?  Opa, mais um motivo para correr para o LinkedIn. Entrar em sites que anunciam vagas de emprego também pode ser uma solução. O vagas.com.br e o infojobs.com.br são gratuitos. Já o Catho.com.br, apesar de pago, oferece cursos e ajuda a melhorar o currículo. Não perca tempo: cadastre-se no maior número de vagas!


Sucesso na entrevista

Para arrasar nesse bate-papo, é preciso bom senso: ser espontânea – mas não espalhafatosa, ser verdadeira – mas sem contar do mau humor terrível que tem às segundas-feiras... Uma característica que abre portas é a simpatia. “Converse com os demais candidatos, a secretária e a recepcionista; tente descobrir como é trabalhar na empresa. Você relaxa e colhe informações úteis.


Fazer o bem é bom

Trabalho voluntário 
costuma ser um diferencial no currículo. “Ele demonstra que o candidato tem iniciativa e sensibilidade para lidar com questões humanas. E as empresas valorizam essas qualidades”, diz Gustavo de Lopes. O look certo também ajuda. Camisa, calça ou saia preta e sapato social são peças à prova de erro. Jamais use decote, transparência, roupa justa ou curta demais.



Capriche no currículo
Além de incluir dados como contato, formação e experiência profissional, saiba se valorizar


■ Defina uma meta
Descreva suas intenções logo no início. Isso demonstra que você sabe aonde quer chegar.

■ Apresente-se
Uma carta de apresentação funciona como resumo do currículo. Coloque nela nome, idade, formação, lugar de origem, trabalhos anteriores e telefone bem visível. Outras informações? Só se a empresa requisitar.

■ Anexe um portfólio
Reúna exemplos do que você já fez em cursos ou trabalhos anteriores. 

■ Fique disponível
Dê o número do seu celular e não desgrude dele enquanto estiver esperando uma resposta. Não conseguir falar irrita muito os recrutadores, a ponto deles desistirem do candidato. Não marque bobeira!



* Conteúdo Revista Máxima