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Dinheiro / Dicas

Tem uma empresa? Saiba como transformar seus likes em vendas

Veja como acertar na estratégia para conseguir faturar com seu produto

Com reportagem de Izabel Duva Rapaport Publicado em 23/10/2018, às 12h55 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

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Redes sociais são ótimas para promover seu negócio e te ajudar a ganhar dinheiro. - iStock/Banco de imagens
Redes sociais são ótimas para promover seu negócio e te ajudar a ganhar dinheiro. - iStock/Banco de imagens

Com o desemprego nas alturas, as redes sociais se tornaram ótimas alternativas para quem está sem trabalho ou precisa complementar a renda. Um dos principais atrativos são os baixos riscos, já que a divulgação de produtos nas plataformas não exige espaço físico nem alto investimento inicial. 
Além disso, os números de venda na internet são animadores: só no primeiro semestre deste ano, cerca de 27,4 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line (7,6% acima de 2017).

A tendência é aumentar ainda mais, segundo o relatório da consultora Ebit, que acompanha a evolução do varejo digital no país. Quer uma fatia desse bolo? Então confira estas dicas. Desta vez, você vai deslanchar!

1 - APROVEITE MELHOR AS REDES SOCIAIS

É claro que cada rede social tem a sua peculiaridade na hora de divulgar e, quem sabe, de vender um produto. Por isso, entender os recursos oferecidos por cada canal e aprender a explorá-los da melhor maneira é fundamental. 

Para não perder oportunidades, o especialista no tema e criador do Ecommerce na Prática.com, Bruno de Oliveira, recomenda realizar campanhas e divulgar imagens e conteúdos relacionados ao seu negócio em redes sociais, como Facebook e Instagram.

No caso do Facebook, os usuários costumam ler os comentários com a avaliação de outros internautas para decidir ou não pela compra. Por isso, vale a pena dedicar tempo para atender prontamente os clientes, esclarecendo dúvidas e oferecendo soluções”.

Já no Instagram, um dos segredos é trabalhar o aspecto mais forte da rede, a estética. Capriche nas fotos, que devem ter alta qualidade, boa resolução e enquadramento adequado. Outro cuidado é com a imagem do perfil, pois ele é o seu cartão de visitas no mundo virtual.

2 - APOSTE NO WHATSAPP

“Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é um canal que, embora ainda seja subestimado por algumas pessoas, pode impulsionar as vendas de forma expressiva”, acredita o especialista. Segundo ele, ter um número de celular disponível para falar com os clientes é fundamental para quem vende produtos na internet.

“E se engana quem acha que é difícil vender por meio dele. O primeiro contato de um cliente via WhatsApp para esclarecer uma dúvida pode evoluir para uma troca de mensagens que resulte em venda. Divulgar fotos de novidades, anunciar descontos ou promoções e até mesmo realizar negociações de maneira eficiente também são ações que podem ser feitas pelo aplicativo.

3 - TENHA UMA MARCA

Criar um nome e uma identidade visual que tenha a ver com você e com a imagem que quer passar faz toda a diferença na hora de postar algum produto. Mas não caia na armadilha de cuidar só da aparência. Muito mais importante do que ter uma marca bonita é entregar o que promete.

4 - SEJA RÁPIDA

Não existe vendedor para esclarecer dúvidas pessoalmente nem a possibilidade de tocar ou experimentar o produto. Por isso, quando alguém opta por escolher algo pela internet, está priorizando tempo. Dessa forma, prepare-se para responder às dúvidas bem rápido, sem correr o risco de perder a venda para um concorrente mais ágil. Ah, e vale agilizar a entrega do produto também!

5 - TORNAR-SE PROFISSIONAL

Caso você seja iniciante e pretenda vender no ambiente digital, vale se informar e conhecer cursos oferecidos por plataformas especializadas em comércio eletrônico. Por exemplo: Universidade Mercado Livre e Universidade do E-commerce.