AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Dicas

Trabalho temporário no final de ano: como agarrar essa oportunidade

Especialista aconselha formas de conseguir uma vaga e ter chances de efetivação

Por Redação Publicado em 07/11/2018, às 17h20 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capriche para conseguir uma vaga no mercado - Banco de imagens/iStock
Capriche para conseguir uma vaga no mercado - Banco de imagens/iStock

Com a proximidade das festas de fim de ano, as vagas de trabalho temporário aparecem em todas as capitais brasileiras. A perspectiva é de surgirem 74 mil vagas, no período entre outubro e dezembro de 2018.

De acordo com Luis Ildefort Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos lojistas de Shopping (Alshop), 65% delas estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já a maioria das vagas, cerca de 48 mil, estão no setor de vestuário (como lojas e shopings), e 11 mil estão previstas no setor supermercadista. 

COMO CONSEGUIR?

Luciano Salamacha, que é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especialista em gestão de empresas e carreiras, dá um conselho: corra! Além disso, passa outras dicas de como encontrar e garantir um emprego.

  • Prepare um bom currículo. Para o especialista, ele precisa ter um efeito de outdoor na rua. No sentido do entrevistador bater o olho e selecionar para a leitura. Precisa estar atraente e
  • de acordo com a demanda do profissional que ele busca. 
  • Currículo não precisa ser padrão, mas sim direcionado para a vaga que você almeja. Por isso, destaque que você está disponível para o trabalho temporário.
  • Procure vagas que tenham a ver com sua experiência sim, mas dê preferência para o que seja a sua vocação. “Sempre temos um potencial para coisas que nunca imaginamos, e essa ocupação pode se transformar em renda”, lembra o professor.
  • Encontre as vagas e trace uma logística. Não adianta atirar para todos os lados. Exemplo: focar em uma vaga longe de casa em uma mês como dezembro, que tem muito trânsito, além do gasto é perda de tempo.
  • Melhor focar em vagas próximas a sua residência ou com fácil acesso para que você não tenha atrasos. Isso pode desgastar a sua imagem profissional.
  • Seja honesto durante a entrevista. Fale sobre suas potencialidades e experiências anteriores.
  • Dê tudo de si. Quando, no futuro, acabar o período o critério para efetivação é de performance e de capacidade. Não tempo de empresa.
  • Não desanime, nem deixe de cumprir seu trabalho com entusiasmo até o último momento do último dia. 
  • Mesmo que seja temporário, crie bons vínculos com as pessoas. A ampliação do network é uma ferramenta poderosa no mundo do trabalho e, claro, na experiência pessoal.