AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

7 dicas para montar uma lancheira saudável

Especialistas revelam os truques para manter a criançada bem longe dos alimentos gordurosos oferecidos nas cantinas das escolas. Tem até receitas para fazer do recreio um momento bem mais saboroso!

Ana Bardella Publicado em 24/08/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 dicas para montar uma lancheira saudável - Divulgação/iStock
7 dicas para montar uma lancheira saudável - Divulgação/iStock

1 Organização é a palavra-chave.
De acordo com Amilcar Azevedo, chef de cozinha da empresa Gourmetzinho, as crianças gostam de ter rotina, além de saber o que acontecerá ao longo do dia. “Por isso, para deixá-las mais seguras e evitar qualquer estresse, faça um planejamento semanal e deixe os ingredientes no jeito para a preparação das lancheiras durante os cinco dias da semana”, orienta.

2 Procure variar os alimentos.
“Para uma lancheira completa, coloque uma fonte de carboidrato (presente em barrinhas de cereal ou fatias de pão caseiro, por  exemplo), uma de proteína (queijos, carnes ou ovos) e outra de nutrientes (legumes e frutas)”, ensina Karin Paciulo, nutricionista e professora do Namu Cursos. Dessa forma, o pequeno terá a energia necessária para realizar suas atividades diárias e também poderá se desenvolver e crescer de maneira bem mais saudável.

3 Para economizar tempo, invista em alimentos curingas.
“As pastas para recheios são fáceis de fazer e também são ricas em vitaminas”, indica a especialista. Elas podem ser preparadas  com frango, atum, queijos magros (tais como a ricota) ou de vegetais, como o grão-de-bico. Se preferir um lanche doce, a pasta pode ser de amendoim.

4 Evite os industrializados.
Em vez de comprar um bolo pronto, que pode conter açúcar, gordura e aditivos químicos na fórmula, prefira as versões caseiras. Escolha uma receita que leve farinha integral e outros ingredientes benéficos para a saúde, tais como amêndoas ou nozes. O que não faltam são opções gostosas! 

5 Substitua os doces por frutas.
"Algumas crianças oferecem resistência ao consumo desse grupo de alimentos no início, mas é apenas uma questão de adaptação”,
adianta Karin. Para fazer disso um hábito, ofereça ao pequeno diferentes opções de frutas: cozidas, assadas com canela ou incorporadas em receitas.

6 Teste novas formas de apresentação.
“É importante variar o cardápio. Para isso, você pode usar a curiosidade dos pequenos a seu favor”, incentiva o chef. A dica: abusar das cores e dos formatos. Muitas vezes, cortar um legume de maneira diferente ou prepará-lo com um tempero com o qual ele não está acostumado já é o suficiente para que a comida passe a ser bem-aceita.

7 Deixe que as crianças participem da preparação dos pratos.
Sob a sua supervisão, convide-as para colocar a mão na massa, vendo e acompanhando-as na execução das receitas. Além de se sentirem mais valorizadas, elas entendem melhor de onde vêm os ingredientes e percebem os seus cheiros e texturas, criando uma conexão com os pratos. Para uma alimentação saudável, pode acreditar, isso faz toda a diferença: trata-se de um hábito que elas
levarão para a vida toda!

Receitas gostosas e amigas da saúde
Confira duas opções de pratos do curso Lancheiras Infantis Saudáveis, da Namu, para incrementar a hora do recreio do seu filho!

ESPETINHO DE FRUTAS COM CHOCOLATE AMARGO
Ingrediente:
 5 uvas verdes sem caroço
 5 morangos
 ½ manga madura
 Palito de madeira
 30 g de chocolate amargo (50% cacau) derretido em micro-ondas

Modo de preparo
Lave as frutas e corte a manga em cubos. Espete as frutas no palito e banhe no chocolate derretido. Coloque na geladeira para o
chocolate endurecer. Sirva em seguida!

NUGGETS CASEIROS
Ingredientes
 500 g de peito de frango moído
 1 colher (sopa) de alho-poró
 Sal a gosto
 2 colheres (sopa) de farinha de aveia
 2 ovos
 Farinha de milho
 5 colheres (sopa) de aveia em flocos
 Azeite para untar a assadeira

Modo de preparo
Misture bem o frango, o alho-poró e o sal. Acrescente a farinha de aveia, os ovos e três colheres (chá) de farinha de milho. Misture
novamente e deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min. Em seguida, triture mais um pouco da farinha de milho com as mãos e misture com a aveia. Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na mistura de farinha e aveia. Leve para assar em uma assadeira untada com azeite no forno preaquecido. Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.

Dica: prefira os sucos naturais diluídos em água. Se quiser adoçar, coloque uma colherzinha de mel. O mesmo vale para os chás. Evite refrigerantes!