AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A acupuntura contra insônia

Conheça mais sobre a técnica milenar chinesa, que trata o distúrbio do sono e melhora a qualidade de vida. E o melhor: é oferecida pelo SUS!

Júlia Arbex Publicado em 03/05/2018, às 16h27 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A acupuntura contra insônia - Shutterstock
A acupuntura contra insônia - Shutterstock

Tem gente que não tem nenhuma dificuldade para dormir e há quem durma três horas por noite e se sente satisfeito. E existem aqueles que passam noites em claro ou que acordam com a sensação de que não descansaram nada. De acordo com o Instituto do Sono, 63% dos brasileiros têm algum problema relacionado ao sono, como ronco e apneia (interrupções na respiração), e 37% sofrem com a insônia. Pensando nisso, conversamos com Luiz Sampaio, médico acupunturista, psiquiatra e membro do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo, que explicou como a acupuntura, terapia da medicina tradicional chinesa, pode ser uma ótima aliada no tratamento desse distúrbio. Vale a pena tentar!

A insônia

“A insônia é caracterizada pela dificuldade para iniciar o sono, ou acordar no meio da noite, e o despertar precoce”, explica. Pode ser dividida em dois grupos:

ESPORÁDICA: acontece eventualmente e está relacionada a um evento ou trauma. Neste caso, quando a pessoa resolve a situação que causou o problema, ela volta a dormir normalmente.

DURADOURA: é quando ocorre, no mínimo, três vezes por semana por um período de três meses. Aqui, há várias causas que podem afetar a qualidade do sono como, por exemplo, desequilíbrio emocional (preocupação, raiva, ansiedade e estresse), excesso de trabalho, alimentação desequilibrada e alterações hormonais.

Prejuízos

Além de ser uma necessidade fisiológica de todos nós, dormir é o momento que temos para descansar tanto o corpo quanto a mente. Por isso, as consequências de uma noite maldormida vão além da sonolência no dia seguinte. Quando dormimos pouco, nossa atividade cerebral diminui e funções como atenção e memória ficam comprometidas. Além disso, gera um efeito de estresse, prejudicando o sistema imunológico e abrindo o caminho para problemas cardíacos e até formação de tumores. Além daquela sensação de cansaço que não passa de jeito nenhum.

A acupuntura

Há vários medicamentos que tratam a insônia, mas a acupuntura é uma maneira alternativa de restaurar o sono de qualidade e promover o Na medicina chinesa, o como um desequilíbrio do sistema nervoso autonômo simpático e parassimpático. Ou seja, como um desequilíbrio “Quando nossa mente prevalece o yin, que é essencial para o nosso está agitada, prevalece o yang, fundamental para realizarmos nossas atividades diárias, mas e descanso. E é aí que a acupuntura entra: para equilibrar o yin e o yang, acalmando a mente para que o sono seja reparador”, esclarece.

O tratamento

O especialista coloca algumas agulhas próprias da acupuntura em regiões específicas do corpo do paciente. São elas as responsáveis por modificar o funcionamento do organismo. Como cada pessoa é única, o tratamento só pode ser iniciado após uma avaliação de toda a saúde física e emocional do paciente. “O médico acupunturista deve conversar bastante com o indivíduo para saber como é seu estilo de vida e seus hábitos. Só depois do diagnóstico é possível definir a duração ideal do tratamento.” E não precisa temer: não dói quase nada.

Insônia infantil

Alguns bebês têm sono agitado e despertam durante a madrugada. Para não virar um hábito, os pais devem procurar o pediatra para realizar o diagnóstico. O distúrbio pode estar acontecendo por vários motivos, dentre eles os cuidados da mãe. “Se ela é uma pessoa ansiosa, especialmente quando está perto do pequeno, a agitação pode acontecer. Já nas crianças maiorzinhas, os distúrbios de sono estão associados a maus hábitos na rotina ou medo em decorrência de fantasias, como fantasmas e bruxas. Em ambos os casos, a acupuntura, até mesmo junto à mãe, pode beneficiar a retomada de um sono adequado.

Curiosidade: agulhas funcionam para controlar o ronco?

“O ronco e a apneia do sono são causados por obstruções das vias aéreas superiores. Essas obstruções podem ser causadas por alterações estruturais, como desvio de septo, por alguma inflamação na região e até por obesidade. Com excessão da primeira causa, a acupuntura pode, sim, aliviar e tratar o problema”, finaliza. O próprio acupunturista vai orientá-la, caso seja necessário, a procurar um especialista.