AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Bem mais do que arroz com feijão...

Os 9 alimentos que devem marcar presença no pratinho da criançada para elas crescerem saudáveis e felizes

Ana Bardella Publicado em 30/08/2016, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bem mais do que arroz com feijão... - Shutterstock
Bem mais do que arroz com feijão... - Shutterstock
Arroz, feijão e alguma carne: é isso, faça chuva ou faça sol, o que muitos brasileirinhos comem todos os dias. Já dissemos muitas
vezes aqui que essa combinação é perfeita, já que o arroz ajuda a criançada a ter bastante energia, o feijão faz bem para o intestino e a carne é uma fonte importante de ferro. Mas o Ministério da Saúde não recomenda essa monotonia alimentar (o ato de comer sempre as mesmas coisas), pois uma dieta saudável deve conter alimentos de diferentes grupos, como tubérculos, frutas, legumes, verduras e grãos variados. Já ouviu falar que quanto mais colorido o prato, melhor pra saúde? Então, por isso precisamos estimular as nossas crianças a comer de tudo! Agora, se a desculpa é que você anda meio sem criatividade para incrementar o cardápio dos pequenos, fique tranquila. Inspire-se na lista feita pela nutricionista Alice Carvalhais, de Belo Horizonte, e turbine a saúde do seu filho!

1 SALSINHA
Fortalece os sistemas imunológico e nervoso. Consuma em saladas ou como tempero.

2 QUINOA
Fonte de proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio e magnésio! Cozinhe junto com o arroz.

3 BETERRABA
O alimento é rico em betacaroteno, que é convertido em vitamina A – importante para os olhos, para a pele, para o cabelo e para a imunidade. Por conter também vitamina C, previne e combate anemias. Ela pode ser cozida junto ao feijão, ou servida crua e ralada na salada. Vai bem também em sucos – experimente misturá-la com laranja e cenoura. Fica uma delícia!

4 INHAME
É rico em carboidratos complexos, ou seja, não se transforma rapidamente em açúcar. Isso quer dizer que ele dá energia para as crianças de forma contínua, sem causar picos de glicose na corrente sanguínea. Além disso, tem bastante vitaminas, fibras, cálcio e fósforo – um reforço extra para o sistema imunológico. Prove cru, em sucos.

5 SARDINHA
Possui proteína, cálcio e vitamina B12. E por ser rica em ômega 3, o consumo regular ajuda a prevenir doenças do coração e ainda melhora a memória. Como o gosto é um pouco forte, talvez algumas crianças reclamem. Tente colocá-las no recheio de tortas, em patês ou em molhos. Assim os pequenos vão se acostumando.

6 BRÓCOLIS
É um dos vegetais verde-escuros mais bem-aceitos pelas crianças, já reparou? E isso é uma ótima notícia, já que ele tem quantidades significativas de fibras, o que ajuda o intestino a funcionar sempre bem. Também reforça a imunidade por conter
vitaminas A e C. A melhor forma de cozinhá-lo é sempre no vapor – assim não perde os nutrientes.

7 MEL
Combate bactérias e inflamações (por isso é tão usado contra a dor de garganta). Também tem efeito cicatrizante e protege estômago e intestino. No entanto, não deve ser consumido em grandes quantidades, pois é calórico. Use-o como substituto do açúcar nas sobremesas e sucos. E atenção: até os 2 anos ele está proibido, pois pode transmitir botulismo.

8 OVO
É importante para o desenvolvimento cerebral e para a memória. Também é rico em vitamina A, essencial para a nossa visão; vitamina D, responsável pela saúde dos ossos; e vitamina E, que tem ação antioxidante. Nas refeições, substitua a carne por ele, pois o ovo é uma excelente fonte de proteína. Entre a criançada, os omeletes e os ovos mexidos são sucesso!

9 AVEIA
O cereal ajuda a reduzir a concentração do colesterol ruim, possui um efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e retarda a absorção da glicose, ou seja, ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. O melhor jeito de consumi-la é em forma de farelo. Fica uma delícia nas frutas, na vitaminas ou como mingau.