AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Educação

Notas baixas no fim do ano? Especialista diz como ajudar filhos com estudo

Veja dicas para que não fiquem de recuperação ou mesmo percam o ano escolar

Da Redação Publicado em 10/11/2018, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O importante é criar o hábito de estudo, alertam especialistas - Shutterstock
O importante é criar o hábito de estudo, alertam especialistas - Shutterstock

Restando pouco tempo para o final das aulas, o alerta vermelho com as notas escolares aumenta. Seja para evitar a temida recuperação, ou mesmo a perda do ano escolar.

No entanto, muito mais do que apenas recuperar notas, é importante criar o hábito de estudo, alertam especialistas.

“Não podemos passar a ideia de que só se deve estudar para as provas”, explica Esther Cristina Pereira, diretora e psicopedagoga da Escola Atuação, em Curitiba (PR).

Segundo ela, o hábito do estudo deve ser constante, todos os dias, e realmente fazer parte da rotina de crianças e adolescentes. “Assim, o esforço naturalmente reflete nas notas”, diz.

FAMÍLIA PARTICIPATIVA

Durante todo o ano e, principalmente, em momentos de dificuldade na escola, é essencial que a família se aproxime. Tanto da criança, quanto do ambiente escolar.

Os pais também devem acompanhar os momentos de estudo dos filhos de acordo com a idade e a maturidade emocional da criança, estimulando a criação de autonomia, avalia Esther.

Crianças de 5 anos, por exemplo, precisam que os pais questionem e deem suporte, mas sem necessidade de ler o dever de casa que já foi explicado em sala de aula.  “É fundamental que a família auxilie, mas sempre deixando a resolução dos problemas por conta da criança”.

A pedagoga ainda dá algumas dicas que podem ser aplicadas nesta reta final em busca de um melhor desempenho escolar de seu filho:

  • AUMENTAR O TEMPO DE ESTUDO

Quem tinha costume de estudar 1h30, por exemplo, deve passar a estudar 3h30 os temas apresentados em sala, sem contar o horário de aulas.

  • CRIAR UMA ROTINA

De segunda a sexta-feira e às vezes no sábado, sempre no mesmo horário. “Os pais devem separar um espaço específico para o estudo e, assim, a criança se condiciona a estudar”, detalha Esther.

  • CANCELAR A TECNOLOGIA

Ficar longe de aparelhos, como telefones, tablets, computadores e televisões, ajuda a minimizar distrações que prejudiquem a concentração do estudante no momento de estudo em casa, ou mesmo em sala de aula.

  • ENCARAR COMO UMA RESPONSABILIDADE

Para a especialista, o estudo não deve ser visto com pesar. Alguns pais dão recompensas e presentes pelas notas altas, mas isso não deve ser feito. O bom desempenho escolar deve ser uma obrigação.