AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Relacionamento

Entenda como ter um casamento feliz em 12 passos

Casamento feliz em 12 passos? Especialista explica como

Ana Bardella Publicado em 16/06/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conversar é sempre uma boa pedida em um relacionamento - Banco de Imagem/Shutterstock
Conversar é sempre uma boa pedida em um relacionamento - Banco de Imagem/Shutterstock

Quer saber como? Alexandre Pedro, psicanalista e hipnoterapeuta, conversou com AnaMaria e listou as atitudes que ajudam a redescobrir a felicidade na vida a dois.

1. ESTEJA BEM SOZINHA
Relacionamentos não criam alegria, eles refletem a felicidade que já existe dentro de cada um. Ou seja: o casamento deve representar a alegria combinada entre duas pessoas, como um espelho. As decepções com os parceiros muitas vezes apontam um descuido consigo mesmo. É preciso resolver todas as questões internas para conseguir aproveitar a união com máxima plenitude.

2. ACEITE O OUTRO (E NÃO TENTE MUDÁ-LO)
Um dos maiores desejos de qualquer ser humano: ser apreciado exatamente da forma como é. Nas relações amorosas pode existir a tentação de esculpir o parceiro da maneira como deseja que ele seja. Mas isso costuma acabar mal, afinal, não dá para encaixar a outra pessoa em sua própria moldura. Existe ainda o risco de se apaixonar pelas suas próprias fantasias e ignorar a beleza escondida por trás das imperfeições do par. Salve seu casamento deste estresse: aceite o outro como ele é e ofereça apoio para que ele cresça junto com você.

3. NÃO SEJA ORGULHOSA: PEÇA PERDÃO
Desculpar-se depois de uma discussão é fundamental para qualquer relacionamento feliz. Um simples e sincero “sinto muito” é o passo mais importante. Todos cometem erros, mas vale admiti-los. Aja com maturidade.

4. RETRIBUA TUDO O QUE RECEBE
Esta é a regra de ouro: se quiser amor, ofereça amor. Deseja um sorriso? Dê um sorriso. E não se preocupe em estar sempre certa. O importante é cuidar e ser cuidado.

5. AVALIE E DISCUTA OS OBJETIVOS DE VOCÊS VÁRIAS VEZES
Converse frequentemente sobre seus objetivos, sonhos e paixões – tudo de forma positiva e inspiradora. O hábito não só aproxima como também ajuda no planejamento da vida a dois.

6. CULTIVE A INTIMIDADE EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA
Sexo, especialmente no início de uma relação, não significa amor. Atração e prazer, muitas vezes, são confundidos com esse sentimento, mas o amor é diferente. Ele nasce da intimidade, que não se limita somente aos momentos a sós. 

A confiança e as particularidades tornam as relações duradouras! Mas exige uma comunicação honesta: é preciso que ambas as partes sintam abertura para falar sobre suas preocupações, medos e tristezas, além das esperanças e dos sonhos.

7. QUER ALGO? DIGA!
Não existe maneira de adivinhar o que o outro está pensando. Por isso, compartilhe o que está passando pela sua cabeça em vez de esperar que o outro deduza. E não tente fazer o inverso, achando que conhece seu companheiro bem o suficiente para entender o que ele quer ou não. O subentendido pode causar grandes prejuízos. A melhor ferramenta para evitar os problemas continua sendo o famoso diálogo.

8. ENXERGUE A RELAÇÃO COMO UM VÍNCULO ÚNICO E INCOMPARÁVEL
Nunca compare o relacionamento com o de qualquer outra pessoa. Até porque muitos casais aparentam ter uma convivência perfeita e não têm. Cada dupla faz suas próprias regras e tem seus próprios hábitos. Concentre-se no fato de que todos passam por períodos de altos e baixos, e trabalhe em conjunto, principalmente nos tempos mais difíceis, para fortalecer o vínculo entre vocês.

9. PRATIQUE A PACIÊNCIA E O PERDÃO TODOS OS DIAS
De vez em quando, você vai pisar no calo do seu parceiro – mesmo que essa não tenha sido a intenção. Por isso, tenha paciência e perdoe.

10. RESPEITE A HUMANIDADE DO SEU PAR
Mesmo os casais mais felizes são apenas dois seres humanos e, por isso, imperfeitos. Nós cometemos erros, saímos dos limites e perdemos o controle. É preciso estar disposto a ficar do lado da pessoa que ama nos melhores e nos piores momentos.

11. FAÇA SACRIFÍCIOS PELO OUTRO
O amor verdadeiro engloba atenção, consciência, disciplina e esforço. Às vezes, isso envolve fazer coisas das quais você não gosta, mas que ainda assim agradam ao amado – e se sentir feliz por isso.

12. NÃO DEIXE QUE AS SITUAÇÕES EXTERNAS CONDUZAM O RELACIONAMENTO
Se tem um problema com o outro, trabalhe para debater diretamente a questão com ele, sem a intervenção de outras pessoas. É preciso que o casal vivencie as próprias experiências para seguir um caminho particular.