AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Família

Confira 7 dicas para para estimular a independência das crianças

Está com dificuldades? Especialista tem os conselhos que podem te ajudar

Júlia Arbex Publicado em 06/04/2019, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A partir de um ano, é possível introduzir a colher e o garfo - Shutterstock
A partir de um ano, é possível introduzir a colher e o garfo - Shutterstock

Os pequenos conseguem aprender muitas coisas só observando o comportamento dos colegas, dos pais e dos irmãos. Porém, além disso, eles precisam de vários estímulos para desenvolver as habilidades necessárias para sua autonomia

HORA DA COMIDA
“Deixar a criança comer com as mãos no início pode ser muito bom, pois irá incentivar a coordenação motora, assim como o tato. A partir de um ano, é possível introduzir a colher e o garfo. Espera-se que por volta dos quatro anos o pequeno já seja capaz de se alimentar sozinha”, afirma Marli Kondo, fonoaudióloga e psicopedagoga da Clínica Walkíria Brunetti (SP).

BANHO É MUITO BOM
Já o banho é uma atividade que necessita de supervisão por mais tempo. Para as crianças que tomam banho na banheira, a principal razão é prevenir afogamentos e escorregões. Além disso, lavar a cabeça e todo o resto são aprendizados que demoram mais tempo. “O ideal é que em torno dos 6 anos a criança consiga fazer a higiene sozinha, mas ainda com a supervisão de um responsável.”

UMA MÃO LAVA A OUTRA
Esse aprendizado pode e deve ser feito por volta dos 12 meses. Aos 2 anos, espera-se que a criança já saiba lavar e secar as mãos sozinha.

QUAL É O PAPEL DOS HORMÔNIOS? 
O hormônio mais importante nessa fase é o sexual e ele, por si só, não justifica os comportamentos típicos de um pré-adolescente, como se acreditava até pouco tempo atrás. Pesquisas atuais comprovam que a relação entre os níveis hormonais e as mudanças de comportamento são quase inexistentes. 

E isso significa que um jovem pode alterar seu modo de agir por conta de baixa autoestima e da influência dos amigos típica dessa fase, mas não pelas mudanças químicas que estão ocorrendo em seu organismo.

DENTINHOS LIMPOS
A higiene bucal deve começar ainda no primeiro ano de vida. Entretanto, escovar os dentes é uma atividade mais complexa. A autonomia total na higiene oral só ocorre por volta dos 7 anos em diante.

DESFRALDE
O desfralde deve ser iniciado por volta dos 2 anos e meio. Espera-se que por volta dos 4 anos a criança já tenha desfraldado, tanto da urina, quanto das fezes. 

“Até por volta dos 7 anos, os pais precisam ajudar ou ainda supervisionar os pequenos a fazer a higiene correta na hora de usar o banheiro. Crianças com 4 anos completos, que ainda não conseguiram desfraldar, devem ser avaliadas por um especialista”, diz a profissional.