AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Menino de 5 anos morre engasgado com pirulito

Perigo em casa: menino de 5 anos morre engasgado com pirulito

O doce se desprendeu do palito e tirou a vida de uma criança em Pernambuco, saiba como prevenir este acidente

Redação AnaMaria Publicado em 02/04/2018, às 16h12 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vagner Mateus foi enterrado no Cemitério da Muribeca Rua, na sexta-feira (30) - Shutterstock
Vagner Mateus foi enterrado no Cemitério da Muribeca Rua, na sexta-feira (30) - Shutterstock

A família de um menino de 5 anos está arrasada depois que ele morreu engasgado com um pirulito, na última quinta-feira, 29, em Jaboatão dos Guararapes, a 20 quilômetros de Recife. A criança, identificada como Vagner Matheus, puxou o doce do palito, bateu com a cabeça na parede e se engasgou.

Matheus chegou a ser socorrido ao Hospital Jaboatão Prazeres, mas não resistiu."Pirulito maldito, levou meu querido e amado Matheus", afirmou a tia dele, Amanda Sampaio, que publicou um vídeo no Facebook alertando sobre os perigos que o pirulito pode causar. O garoto morava com a avó, a mãe e a irmã mais nova de 3 anos. A direção do Hospital Jaboatão Prazeres informou, em nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que "realizou o atendimento do paciente. Apesar da assistência, a criança veio a óbito", diz o comunicado.

"Ai, gente, não deixa criança chupar pirulito, pelo amor de Deus. Eu tinha o maior medo do meu neném com pirulito. Eu mostrava a ele que dava cáries. Ele pedia para comprar doce e eu pedia: 'Não deixa não'. Um pirulito levou a vida do meu neném", diz na publicação, que já foi vista mais de 560 mil vezes.

5 dicas para evitar acidentes com engasgo

1. Não deixe crianças sozinhas enquanto comem e certifique-se de que elas estão em uma posição ereta durante as refeições. Alimentação não é brincadeira: ensine para o pequeno que hora de comer não é hora de conversar, brincar, correr...

2. Corte a comida em pequenos pedaços e tire caroços sempre que possível. Cozinhe vegetais até que estejam com uma textura macia.

3. Não deixe objetos pequenos espalhados pela casa e fuja de brinquedos que contém miniaturas.

4. Tenha sempre a mão telefone de ambulância ou bombeiros para emergências

5. SAMU orienta: caso a criança venha a engasgar, vire-a de boca para baixo com a cabeça um pouco inclinada para o chão e dê tapinhas (ou faça compressões) na região central superior das costas até o resgate chegar ao local