AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu cão come as próprias fezes? Saiba como lidar

Cão cidadão: o que é coprofagia e como lidar

Da Redação Publicado em 09/07/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fornecer atividades físicas e mentais para o seu pet pode ser uma boa estratégia - Banco de Imagem/Getty Images
Fornecer atividades físicas e mentais para o seu pet pode ser uma boa estratégia - Banco de Imagem/Getty Images

Coprofagia é o nome dado para o ato de comer as próprias fezes ou as de outros animais, sendo comum em cães e raro em gatos. Para muitos tutores, no entanto, esse é considerado um hábito anti-higiênico e que gera nojo e constrangimento.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que essa atitude pode ser mais comum do que se imagina. Vale ressaltar que esse comportamento pode estar associado a diversos fatores, sejam eles comportamentais ou alguma patologia. 

Em primeiro lugar, procure começar avaliando a saúde do animal: é importante descartar a possibilidade da presença de parasitas intestinais, doenças metabólicas, deficiência de vitaminas ou uma dieta desbalanceada, por exemplo. 

Avaliando esses fatores podemos pensar agora nas questões comportamentais que podem levar o pet a essa atitude. Aqui vão algumas dicas: evite recolher as fezes do seu animal na frente dele. Ele pode estar fazendo isso por imitação! Sim, os cães são excelentes observadores e com certeza já repararam que as fezes deles são supervalorizadas pelos tutores, que as recolhem todos os dias. 

Procure também não dar bronca. Ela traz consigo um grande risco: caso o pet goste da bronca, ele pode começar a comer as fezes para chamar a sua atenção. Outro toque importante: invista em enriquecimento ambiental. 

Fornecer atividades físicas e mentais para o seu pet pode ser uma boa estratégia para que ele perca o interesse pelas próprias fezes. Muitas vezes, em situações de ócio, aquele cocô era a coisa mais interessante que ele achou no momento. 

Evite ainda oferecer petiscos ou alimentos saborosos, que podem dar mais sabor às fezes, além da ração. Converse com seu veterinário sobre a possibilidade de substituir a ração habitual por algum outro tipo que seja à base de proteína de peixe, e também sobre associar à dieta algumas enzimas que podem auxiliar no tratamento do seu bichinho de estimação por meio de frutas, verduras específicas ou medicação.

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.