AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu filho na escola certa

Listamos os aspectos mais importantes pra considerar na hora de trocar seu filho de escola

Júlia Arbex Publicado em 19/01/2018, às 15h17 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu filho na escola certa - iStock
Seu filho na escola certa - iStock

Escolher uma nova escola para o filho é uma grande decisão, já que é lá onde ele aprende, descobre coisas novas, faz amigos, adquire experiências e passa a maior parte do dia. Porém, antes de sair em busca da escola ideal, Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga,
mestre em Educação Infantil e Especialista em Gestão Escolar, recomenda que a família tenha claro os fatores que considera fundamentais para a formação da criança. A seguir, veja outras recomendações essenciais de acordo com cada etapa do sistema educacional brasileiro.

Educação infantil - 3 meses a 5 anos

“A educação infantil é o início de tudo. É quando o processo de alfabetização, por meio da brincadeira, é iniciado. É nessa fase que a criança tem o primeiro contato com suas características e habilidades”, diz Simone Collalto, coordenadora de Comunicação e Marketing Educacional do Colégio Mary Ward.

Orientações
■ Faça uma pesquisa das escolas que ficam próximas da sua casa ou do seu trabalho, pois atravessar a cidade todos os dias pode ser muito cansativo para a criança. E para você também.
■ Visite o site das escolas selecionadas. Veja se tem fotos e informações relevantes, como os princípios da instituição que sejam parecidos com você.
■ Escolha, pelo menos, três escolas para visitar. Assim, você terá parâmetros de comparação.
■ Marque as visitas. Se preferir, tente agendar uma reunião com o coordenador e/ou diretor da escola para esclarecer todas as suas dúvidas.
■ Ao chegar à escola, repare se as instalações são adequadas aos pequenos. Esteja atenta também à maneira como os profissionais se relacionam com as crianças. É preciso ser um ambiente acolhedor!

Ensino fundamental - 6 a 14 anos

Por ser a etapa mais longa da escolaridade, os pais costumam ficar apreensivos. Tente ficar tranquila!

Orientações
■ Opte por uma escola que tenha a ver com o seu filho e o estilo de vida da sua família. Evite, por exemplo, colocá-lo em um colégio de uma religião diferente da que vocês acreditam.
■ Verifique a grade horária oferecida. Isto é, além das aulas regulares, há momentos livres? Há atividades extracurriculares, como esporte, música e idiomas?
■ Peça para conhecer o projeto pedagógico da instituição. Assim, você pode optar por uma escola que preze a formação acadêmica ou por uma que valorize mais a formação humana.
■ A escola é um local de aprendizagem e sua infraestrutura deve ser, sim, considerada. Verifique se tem espaços como biblioteca, sala de informática, quadras e laboratórios.

Ensino médio - 15 a 17 anos

O ensino médio é o período que antecede a escolha profissional dos estudantes. É o momento em que o adolescente está começando a se preparar para a vida adulta.

Orientações
 Faça a escolha junto com seu filho. Para isso, questione e ouça os argumentos, necessidades e desejos dele. Depois, visitem as instituições juntos. Dê direitos a ele.
 Comece a pensar nisso bem antes: há bons colégios públicos que exigem prova para entrar. Os colégios técnicos também têm exames de seleção e valem a pena pela qualidade de ensino.
 Pensando nos vestibulares do final do ano, muitas escolas oferecem o ensino médio voltado à área de interesse (humanas, biológicas, exatas) do aluno ou então se dedicam em garantir o ingresso na faculdade sem precisar de cursinho.

Esteja presente!

Mesmo depois da escolha feita, é importante que você continue acompanhando de perto a evolução do seu filho naquele ambiente – como, por exemplo, se ele tem gostado das atividades e se está tudo bem com os amigos. “Isso faz com que os pais tenham uma base de como a criança ou o adolescente está se adaptando ao novo ambiente”, diz Ana Regina.

Dicas essenciais

 Confira se a escola tem a autorização de funcionamento (o documento é expedido pela Secretaria Estadual de Educação).
 Veja se tem o alvará sanitário, que deve estar sempre em um lugar visível.
 Certifique-se de que a escola possui o documento com a sua proposta pedagógica (Projeto Político-Pedagógico – PPP).
 Observe o comportamento do seu filho quando ele chega à instituição. Isso pode revelar como ele vem sendo tratado.
 Observe atentamente o olhar, gestos e reações do seu filho enquanto estiverem conversando. Assim, você conseguirá avaliar seu estado físico e emocional.