AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Despedida

Família real acompanha funeral do príncipe Philip no Castelo de Windsor

A cerimônia conta com número reduzido de convidados e distanciamento social

Da Redação Publicado em 17/04/2021, às 11h58 - Atualizado às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O funeral do príncipe Philip está sendo realizado neste sábado (17) - Reprodução: Youtube/ Getty Images
O funeral do príncipe Philip está sendo realizado neste sábado (17) - Reprodução: Youtube/ Getty Images

O funeral do príncipe Philip, que morreu no dia 9 de abril, aos 99 anos, está sendo realizado neste sábado (17) na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o número de convidados para a solenidade foi limitado: somente 30 pessoas, entre filhos, netos e outros familiares próximos, poderão participar. Além disso, o distanciamento será mantido durante a cerimônia.

A rainha Elizabeth II, que viveu ao lado de Philip por mais de 70 anos, Príncipe Charles, Príncipe William e Príncipe Harry estão entre as pessoas presentes na despedida.

Vale lembrar que Harry, que mora atualmente nos EUA, retornou  ao Reino Unido para o funeral e precisou cumprir um período de quarentena. Essa é a primeira vez que o marido de Meghan Markle volta ao país após a veiculação da entrevista polêmica que o casal concedeu à apresentadora Oprah Winfrey.

CORTEJO
O corpo de duque de Edimburgo seguiu cortejo acompanhado por membros da família real e carregado por 8 oficiais da guarda pessoal da rainha. Os militares realizaram disparos durante a procissão, em homenagem ao duque, que fez parte da Marinha britânica.

Dentro da capela, o caixão foi coberto com o estandarte de Philip, o chapéu naval e sua espada. Ás 11 horas (no horário de Brasília), foi feito um minuto de silêncio em todo o Reino Unido.

Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro a pé, enquanto  a rainha Elizabeth II foi em outro carro, acompanhada de uma dama de companhia.

A cerimônia interna foi comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury. 

Fotos: Getty Images

MORTE
O perfil oficial da família real britânica anunciou o falecimento do príncipe Philip, Duque de Edimburgo, aos 99 anos, no dia 9 deste mês. O marido da rainha Elizabeth II enfrentava complicações de saúde desde fevereiro, quando foi internado “como medida de precaução” após se sentir mal, conforme divulgado pela BBC. 

Na ocasião, Philip teve que ser submetido a uma cirurgia cardíaca e recebeu alta do hospital um mês depois, em meados de março. Apesar disso, a causa oficial da morte ainda não foi confirmada. 

Em comunicado, a realeza lamentou a perda do, até então, homem mais velho da História da monarquia britânica. Philip iria completar 100 anos em julho deste ano, enquanto Elizabeth II tem 94 anos.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, disse a publicação.