Estiloso, o veludo pede passagem...

Tão confortável quanto glamouroso, há séculos o tecido é presença obrigatória no guarda-roupa de inverno. A consultora de moda Vanessa Raya, do blog Sapatinho de Cristal, ensina a usá-lo

Luciana Bugni

Estiloso, o veludo pede passagem... | <i>Crédito: Divulgação
Estiloso, o veludo pede passagem... | Crédito: Divulgação
Desde a colônia...

Já reparou que o elenco da série Liberdade, Liberdade, que se passa no começo do século XIX, está sempre de veludo? Na época, o material era caro e usado apenas por nobres ou pessoas endinheiradas, como Joaquina (Andreia Horta). E mesmo assim elas não tinham a variedade de peças que temos hoje. “Não se comprava roupa nova. A roupa rasgava, você costurava em cima e continuava usando”, afirma a figurinista Paula Carneiro, responsável pelo visual dos atores na novela das 23h.


Vestido longo: tudo a ver com bijuterias de ar retrô. Como complementos, botas e sapatos de salto grosso vão bem!


Top cropped: combina tanto com jeans quanto com produções mais elaboradas, como saia mídi e pantalonas. Chique pra valer!


Saia lápis: se você tem quadris largos, é bom usar tons como preto, café, marinho e vinho-escuro. Fica bem elegante com
camisas de seda e casaquetos!


Short: jogue com camiseta divertida e blazer, e terá um look descolado. Botas, sapatilhas, sapatos oxford caem bem!


Trench coat: ficam bem com vestidos do tipo camisola, aqueles que têm um estilo de lingerie, com aplicação de renda. Pode usar com calça sequinha ou montaria.


Blazer: par perfeito de vestidos fluidos (de musseline, seda, malha), no equilíbrio ideal entre leve e pesado.


Calça: quadris largos pedem tons como preto, café, marinho, vinho- escuro. Na parte de cima, valem blazer, tricô, casaquetos.


Tubinho acima do joelho: casa com jaqueta jeans ou de couro e botas de cano médio. Para uma produção mais arrumada, lance
mão de malhas assimétricas, como ponchos ou quimonos, que estão com tudo!



Na história...
A palavra vem do latim vellus, que significa pelo ou pelos em tufos. O tecido ficou conhecido na Europa desde a Idade Média e, por definição, é um pano de trama apertada, que produz textura macia e rica. No século XIX, era parcial ou totalmente feito de seda, usado em vestidos ou casacos. No século XX, ainda era considerado artigo de luxo, mas nas décadas de 60 e 70 já era usado durante o dia.



Opte por apenas uma peça de veludo no look – assim, ele fica menos poluído!



FONTE: ENCICLOPÉDIA DA MODA, GEORGINA O’HARA

18/07/2016 - 16:00

Conecte-se

Revista Ana Maria