7 motivos para incluir o ovo no cardápio!

Rico em nutrientes importantes para o organismo, esse alimento barato e versátil pode ser considerado uma verdadeira cápsula de saúde, beleza e bem-estar

Karla Precioso

7 motivos para incluir o ovo no cardápio! | <i>Crédito: iStock/Divulgação
7 motivos para incluir o ovo no cardápio! | Crédito: iStock/Divulgação

Se você quer incluir na sua dieta um alimento que sacia a fome, tem poucas calorias e ainda ajuda você a ganhar músculos e a fortalecer o corpo, coma ovo! Além de ser um ingrediente prático, versátil e saboroso, estudos recentes derrubam sua fama de vilão e comprovam os diversos benefícios que ele proporciona à saúde: “A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue. Mas, graças a pesquisas feitas nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido.  Sabe-se, hoje, que a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco as taxas dessa gordura no sangue. O mesmo não se pode dizer das gorduras saturadas (encontradas nas carnes, leite e derivados). Essas, sim, são as verdadeiras inimigas do coração”, afirma Lia Buschinelli, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Instituto Paulista de Cancerologia, em São Paulo. E seus benefícios não param por aí: ele previne o envelhecimento precoce, diminui a ansiedade, fortalece as unhas e o cabelo. Sandra Wages, nutricionista da Granja Mantiqueira, revela outras boas razões para incluí-lo na alimentação. Confira!

O bom moço do seu prato

1. Aliado da juventude!
O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenoides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres. Ou seja, ele retarda o envelhecimento da pele. 

2. Amigo do coração
A gema contém ômega-3, colina, ácido fólico e minerais. Tem mais! Uma gema fornece cerca de 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Excelentes nutrientes para fortalecer os sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral, além dos ossos e dentes.

3. ‘Pílula’ da beleza
O ovo favorece a produção de colágeno, combatendo a flacidez e deixando a pele mais bonita. Também é fonte de vitaminas do complexo B e biotina – substâncias que fortalecem o cabelo e as unhas. 

4. Fonte de bem-estar
Com poucas calorias e zero de gordura, a clara é repleta de vitaminas do complexo B e proteína. Tudo isso ajuda a melhorar o humor e a aliviar sintomas de depressão e ansiedade.

5. Parceiro da dieta
Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo aumenta a saciedade. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Experimente incluir o ovo no café da manhã. Consumido nesse horário, ele deixa você menos voraz ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não vale ovo frito – e nem combina com café da manhã, né? Deve ser mexido, pochê ou cozido.

6. Bom para os músculos
O ovo também é excelente para manter o corpo firme. Ele ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina. Por isso a clara é a queridinha de atletas e praticantes de musculação, já que a gema é mais calórica.

7. Alimento para o cérebro
A gema concentra uma boa dose de colina e substâncias antioxidantes, que contribuem para a formação de novos neurônios, diminuindo o risco de hipertensão e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Cuidados importantes
Na hora da compra, verifique a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagem. Fique de olho também no aspecto
da casca e adote cuidados no armazenamento: 

» A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.
» Em casa, guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Os movimentos de abre e fecha da porta podem quebrá-los. Coloque-os no fundo da prateleira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.
» Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca favorece a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel-toalha
na hora de usar.

 

Delícias práticas e light

Receitas desenvolvidas pela Granja Mantiqueira

Bolinho verde
Rende: 8 unidades
INGREDIENTES
 1 gelatina de limão light
 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
 2 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
 1 ovo
 2 colheres (sopa) de margarina light
 2 claras
 1 iogurte desnatado natural
 4 colheres (chá) de chá-verde pronto e forte


MODO DE PREPARO
Em um recipiente, misture a gelatina com o fermento, o adoçante e a farinha. Reserve. No liquidificador, bata por cinco minutos o ovo com
a margarina, o iogurte e o cháverde. Despeje sobre a mistura de ingredientes secos. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve e incorpore, delicadamente, à mistura reservada. Despeje em forminhas untadas e leve ao forno, preaquecido, por 25 minutos.

Ovos cozidos no abacate
Rende: 2 porções
INGREDIENTES
 1 abacate maduro
 2 ovos
 Sal e pimenta-do-reino a gosto
 1 colher (sopa) de cebolinha picada

MODO DE PREPARO
Corte o abacate ao meio, retire o caroço e duas colheres (sopa) da polpa, para que o ovo caiba no centro da fruta. Coloque o abacate em uma assadeira e, em seguida, quebre um ovo no centro de cada metade da fruta. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos. Retire, tempere com o sal e a pimenta. Salpique a cebolinha.

Pão de aveia
Rende: 1 unidade
INGREDIENTES
 4 ovos
 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
 ¼ de xícara (chá) de farinha integral
 1 colher (sopa) de amido de milho
 2 colheres (sopa) de mel
 ¾ de xícara (chá) de aveia em flocos
 1 colher (café) de fermento químico em pó

MODO DE PREPARO
Na batedeira, bata as claras em neve. Continue batendo e adicione as gemas, uma a uma. Acrescente o açúcar e bata por mais um minuto na velocidade média. Adicione a farinha, o amido, o mel e a aveia e bata na velocidade baixa. Junte o fermento e misture até incorporar à massa. Coloque numa forma de bolo inglês e leve ao forno, preaquecido, até assar e dourar.

Tomate com ovos e torradas ao forno
Rende: 2 porções
INGREDIENTES
 Molho de tomate a gosto
 2 tomates maduros
 Azeite, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto
 2 ovos
 2 colheres (sobremesa) de queijo parmesão light ralado
 Manjericão ou alecrim a gosto
 2 fatias de pão integral

MODO DE PREPARO
Num refratário, coloque o molho de tomate. Corte a tampa dos tomates e retire as sementes. Ponha-os no refratário, regue-os com um fio de azeite e polvilhe o sal e a pimenta. Quebre um ovo dentro de cada tomate, tempere com mais um pouco de sal e pimenta, salpique a
salsa e o queijo ralado. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até cozinhar a gema. Decore com manjericão ou alecrim e sirva sobre o pão.

Omelete de forno
Rende: 8 porções
INGREDIENTES
 5 ovos grandes
 10 fatias de peito de peru light
 10 fatias de mussarela light
 ½ cebola pequena
 ½ tomate pequeno
 Salsinha picada a gosto
 4 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado

MODO DE PREPARO
Numa forma, mexa os ovos com um fouet até que fiquem aerados. Reserve. Em um recipiente, pique o peito de peru, a mussarela, a cebola, o tomate e a salsinha. Misture e despeje por cima dos ovos. Finalize com queijo ralado. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos.

29/12/2017 - 10:00

Conecte-se

Revista Ana Maria