AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Demissão

Diretora da Vogue, Donata Meirelles pede demissão após ser acusada de racismo

Socialite deu uma festa polêmica para celebrar seu aniversário na última sexta-feira (8)

Da Redação Publicado em 14/02/2019, às 10h31 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donata Meirelles pede demissão da Vogue Brasil após acusações de racismo - Reprodução/Instagram
Donata Meirelles pede demissão da Vogue Brasil após acusações de racismo - Reprodução/Instagram

Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue Brasil, pediu demissão na última quarta-feira (13), após sofrer acusações de racismo por conta de sua festa de aniversário, cujo tema teria sido Brasil Colônia. 

De acordo com a colunista Sonia Racy, do jornal "O Estado de S. Paulo", Donata lamentou a sua saída da empresa. "Com tristeza no coração, mas com coragem e cabeça erguida."

Ela ainda afirmou que ama a revista e que ajudou a contruí-la. "Conte comigo para que você continue fazendo a diferença no mercado editorial e de moda."

"Defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como eu continuarei a defender“, finalizou na carta. 

ENTENDA O CASO

Donata Meirelles comemorou seus 50 anos de idade com uma festa cujo tema seria "Brasil Colônia", em Salvador (BA), na última sexta-feira (8).

O evento, bastante luxuoso, tinha um "trono de sinhá", em que os convidados podiam tirar fotos ao lado das mulheres que estavam fantasiadas de "mucamas" e os abanavam, além de ambientar a festa e receber os convidados.

Donata negou o tema da fantasia, dizendo que as modelos estavam apenas fantasiadas de "baianas do acarajé". A festa, no entanto, repercutiu mal na web e os internautas acusaram Donata de racismo.  

Joyce Fernandes, cantora conhecida como Preta Rara, fez uma série de publicações sobre o assunto em seu Instagram. 

"A senzala moderna continua sendo o quartinho da empregada. Mulheres pretas servindo os brancos em um jantar como se fosse 1837", afirmou a cantora. 

Donata se manifestou em seu Instagram na segunda-feira (11) e disse que sua intenção era enaltecer a cultura baiana. "Se causamos uma impressão diferente, peço desculpas. Respeito a Bahia, sua cultura e suas tradições, assim como as baianas, que são Patrimônio Imaterial desta terra que também considero minha."

"Com erro não há compromisso e, como diz o samba, perdão foi feito para pedir", finalizou a ex-diretora. 

BAILE DA VOGUE CONFIRMADO
O evento, marcado para o dia 21 de fevereiro, acontecerá mesmo após saída da ex-diretora de estilo do veículo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da revista na tarde desta quinta-feira (14) para AnaMaria.