AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Resolva já

Faxina rápida e eficiente: 4 dicas para otimizar o tempo ao deixar a casa limpa

Quem nunca acumulou uma "montanha" de roupas para passar?

Da Redação Publicado em 21/04/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capriche na hora da limpeza - Getty Images
Capriche na hora da limpeza - Getty Images

Enquanto os dias parecem passar cada vez mais rápido, a lista de tarefas só aumenta e nem sempre é possível dar conta de tudo. 

Por isso, AnaMaria conversou com o coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, que separou quatro dicas essenciais para otimizar as obrigações domésticas, garantindo uma casa organizada e cheirosa em pouco tempo

DO VARAL DIRETO PARA A GAVETA
Quem nunca acumulou uma "montanha" de roupas para passar? De acordo com João Pedro Lucio, existem algumas ações simples, que se implantadas na rotina, podem atenuar a tarefa de passar roupa. 

"Uma delas é pendurar as roupas no varal assim que a máquina de lavar parar de funcionar. Quanto mais tempo a roupa permanecer dentro da máquina, mais amassada ela vai ficar", aconselha. Roupas tiradas da máquina e esticadas imediatamente no varal são mais fáceis de passar, caso sejam dispostas da forma correta. 

"Ao colocar as peças no varal é preciso se atentar para alguns detalhes, como os prendedores. O ideal é evitar o uso deles, para que o tecido não fique muito marcado. E caso a peça seja muito fina e propícia a amassar facilmente, um truque é estender uma toalha macia por baixo. Assim, ao secar, o fio do varal não criará nenhuma marca na roupa", comenta.

NÃO DEIXE PARA DEPOIS
Pequenas sujeiras, quando não removidas rapidamente, podem necessitar de muito mais tempo e atenção do que o esperado.  "O banheiro, por exemplo, é um cômodo que precisa sempre de higienização e demanda uma limpeza rápida e diária. O vaso sanitário, por exemplo, deve ser limpo todos os dias, o que facilita na hora da faxina geral, pois não necessitará de tanto esforço para tirar a sujeira do local", comenta João Pedro.

Outra dica é manter a casa o mais organizada possível durante a semana, assim, no dia da faxina, algumas tarefas poderão ser excluídas. "Criar o hábito de sempre guardar os objetos que são tirados do lugar, passar um pano nas superfícies que acumulam mais poeira e lavar a louça suja todos os dias, são algumas ações que são feitas de maneira rápida e que irão ajudar a economizar tempo no futuro", instrui.

LOUÇA SEMPRE LIMPA
Com a correria do dia-a-dia, é comum acumular panelas, pratos e talheres em cima da pia. Mas de esse cenário ser ideal para a proliferação de bactérias, quanto mais tempo a louça demorar para ser lavada, mais árdua a tarefa será. 

O ideal é lavar na mesma hora em que sujar. Mesmo que a quantidade seja pouca. Mas se não for possível e o acumulo acontecer, João indica um cronograma para otimizar tempo e espaço. 

"Inicie a lavagem pelos itens mais fáceis, como copos e talheres, enquanto as louças mais gordurosas estão de molho. Dessa forma, boa parte do volume da pia será retirado rapidamente e as peças mais complicadas estarão mais fáceis de limpar quando o momento de lavá-las chegar", instrui.

AGENDA DA SEMANA
Reservar apenas um único dia para a limpeza completa da casa pode ser um erro. "O ideal é dividir as tarefas pelos dias da semana e listá-las por ordem de prioridade ou facilidade, eliminando-as rapidamente", comenta o profissional.

Fazer um checklist das necessidades, seja com um apoio de uma lista pregada na porta da geladeira, ou no bloco de notas do celular, ajuda na organização e na visualização do andamento e do progresso de cada tarefa. 

"Evitar fazer vários itens simultaneamente é o ideal para não acumular tarefas feitas pela metade. Separar a limpeza por cômodo funciona bem e, dependendo do tamanho da casa, é possível completar toda a faxina durante a semana, deixando o sábado e domingo somente para o descanso e diversão", finaliza.