10 passos para uma pele 

perfeita no outono 

Quando a pele fica ressecada, os poros e rugas finas aumentam, diminuindo o tônus e aumentando a produção de células mortas, o que acaba deixando-a mais áspera.

Mesmo no outono e no inverno, a proteção solar diária é fundamental. A radiação ultravioleta é a maior responsável pelo envelhecimento, portanto, a fotoproteção é essencial. 

A dermatologista Ana Paula Fucci conta que sinais exteriores de envelhecimento são pele fina e apergaminhada (lembrando um pergaminho), com ressecamento, aspereza, rugas  e manchas. 

Para te ajudar a implementar uma rotina que mantenha a pele hidratada e saudável nessas estações mais frias e secas do ano, AnaMaria Digital lista 10 passos. Confira!

1- Não esfoliar a pele (principalmente as mais sensíveis). 

2- Usar sabonetes com função hidratante e com pH adequado (levemente ácido).

3- Se a pele não é muito oleosa, opte por lavar somente com água morna pela manhã (não usar sabonete).

4- Água quente resseca a pele: lave o rosto e tome banho com água morna.

5- Prefira um hidratante leve em várias camadas do que um hidratante denso passado uma vez. Evite passar um em cima do outro, pois assim aumenta a chance de dermatite de contato.


6- Hidrate a pele dentro de 1 minuto após finalizar a limpeza com sabonete, pois ́ é importante que ela ainda esteja levemente úmida.


7- Cuidado com a escolha dos óleos faciais - eles têm ação hidratante devido às características oclusivas, porém maior chance de aparecimento de acne e dermatite de contato.


8- Aumente a ingestão hídrica (ideal tomar pouca quantidade várias vezes ao dia).


9- Umidifique o ambiente (usar umidificador se necessário).


10-  Aplique máscara facial hidratante. 


DICA DE MÁSCARA CASEIRA: embeber no algodão leite frio ou chá verde frio, deixar no rosto por 10 minutos. Depois, lavar e hidratar com um sérum hidratante.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor