5 dicas para amenizar

a acne 

Em termos técnicos, essa pequena lesão provoca o aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas, obstruindo os poros e contribuindo para a proliferação de bactérias e microorganismos na pele. 

Segundo o Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o problema é frequente e atinge cerca de 80% dos adolescentes.

Isso ocorre justamente pelo crescimento dos hormônios femininos e masculinos - os principais responsáveis pelo aumento de oleosidade, gerando espinhas e cravos.

Pensando nisso, AnaMaria conversou com a dermato funcional Natália Ribeiro atrás de dicas para diminuir os efeitos causados pela acne na pele, como manchas e lesões. Confira!

1º - Tenha uma alimentação saudável 


Sabemos que é difícil ficar longe das frituras e guloseimas, mas para que o quadro não se agrave, é preciso evitar o excesso de oleosidade e açúcares no organismo. 


Isso porque, se consumidos em excesso, podem aumentar a proliferação de bactérias, causando mais inflamação na pele. Opte por alimentos naturais, como abacate, brócolis, cenoura e espinafre. 


2º - Aposte em suplementos alimentares 


Se o seu corpo não tiver os nutrientes necessários, existem suplementos alimentares capazes de potencializar o tratamento da acne. Aposte em zinco, vitamina E, vitamina B e vitamina C.   


3º - Beba muita água! 


Ela é uma grande aliada para renovação e desintoxicação da pele, pois garante a melhora na aparência e sustentação das fibras de colágeno, que precisam do H2O para funcionar adequadamente.


4º - Use sabonete facial   


Lave o rosto duas vezes ao dia com o sabonete recomendado pelo seu dermatologista. Isso irá ajudar a diminuir a proliferação de fungos, bactérias, entre outros micro-organismos. 


5º - Cutucar ou espremer? Jamais! 


Além de formar cicatrizes pelo rosto, o hábito de cutucar ou espremer espinhas acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando a área aberta para entrada de novas bactérias. 


Nesse caso, vale fazer compressas de água quente ou aplicar gelo na região afetada por cerca de 10 minutos. Assim, o inchaço e a vermelhidão irão diminuir naturalmente.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor