5 dicas para aumentar a libido

Para a maioria dos casais, o sexo é considerado uma das bases sólidas para construir a relação. Mas e quando isso se torna um problema? 

Estresse, cansaço e alterações hormonais são alguns dos fatores que costumam 'invadir' a vida a dois, interferindo no desejo sexual, principalmente das mulheres. Nelas, inclusive, a baixa libido pode ser mais comum do que se imagina.

Estudos da Mosaico Brasil mostram que 35% das mulheres sofrem de algum tipo de disfunção sexual, sendo que algumas delas nunca atingiram o orgasmo. Entretanto, isso pode mudar!

Para te ajudar, conversamos com a ginecologista Camila Ramos e com a nutricionista Luciana Harfenist, que listaram mudanças de hábitos necessárias para que o apetite sexual volte à tona. Confira!

1. APOSTE NAS FRUTAS CERTAS!

Acredite: algumas delas aumentam seu desejo. Frutas como banana, abacate e morango podem aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e promover mais libido. Então, dá-lhe frutinhas no cardápio!

2. O ESTRESSE É O SEU PIOR INIMIGO

Não é nada fácil se manter plena o tempo todo. O estresse, porém, pode ser um dos principais fatores que geram barreiras em sua vida sexual, sabia? Tentar manter o equilíbrio pode ser bem positivo.

3. INCLUA ERVAS EM SUA ALIMENTAÇÃO

Segundo Luciana, o manjericão estimula os sentidos, o alho, o fluxo sanguíneo, e a 'cereja do inverno' aumenta o desejo sexual. A maca peruana e o açafrão também são ótimos para este fim.

4. O CICLO MENSTRUAL TAMBÉM TEM INFLUÊNCIA NISSO!

Na ovulação, mesmo que a mulher não esteja tentando engravidar, o organismo faz com que a libido tenha mais força. A “ideia” é que a mulher permaneça ativa sexualmente durante seu período fértil. 

5. DE OLHO NA SAÚDE

Doenças como diabetes, hipotireoidismo e colesterol alto costumam afetar a libido,  por alterarem os níveis hormonais. Vale ver um médico para investigar se isso está, de fato, interferindo na libido.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor