5 dicas valiosas para empreender

Está a fim de empreender, mas ainda não sabe como ou não tem muita coragem? A Fê Cordeiro, fundadora da Escola Mesa Posta, começou aos poucos, com um simples perfil no Instagram. 

Lá, ela compartilhava sua paixão: dicas de etiqueta, boas maneiras e fotos de mesa posta. De forma despretensiosa, passou a ser contratada por amigos e conhecidos. 

Foi considerando seu dom de ensinar que ela decidiu ministrar workshops. A partir daí, o negócio cresceu e hoje é uma promissora fonte de renda, com mais de 2.500 alunos no Brasil e no mundo. 

Para dar os primeiros passos, foi necessário treinamentos, coragem, estabilidade emocional, paixão, comprometimento, resiliência e paciência para lidar com os momentos de crise e resolver problemas. 

Antes de se profissionalizar, defina o que te levará adiante. Liberdade financeira, segurança profissional e pessoal, flexibilização de horário, realização de um sonho ou satisfação profissional? 

Confira algumas dicas para se profissionalizar e garantir uma renda extra! 

TENHA CONHECIMENTO: É importante frisar que conhecimento, criatividade (que pode ser treinada com o tempo) e estar atento às tendências são diferenciais para o profissional.

IDENTIFIQUE O PÚBLICO: assim será possível direcionar o rumo do seu trabalho, além da maneira adequada de portar-se e de falar com seu público. 

SAIBA PRECIFICAR: tome cuidado com as finanças e faça planilhas de gastos, separando  o de seu negócio da entrada pessoal. Organização financeira é a peça-chave no empreendedorismo.

FAÇA PARCERIAS: ninguém tem sucesso sozinho, portanto, faça parceria com nichos similares - lojas e influenciadores - para aumentar a rede de clientes e de conhecimento. 

SEJA PACIENTE: empreender é um processo longo, que exige paciência. Esteja no meio on-line e agarre as oportunidades. Afinal, as redes sociais são um ótimo meio para consolidar sua imagem.

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor