5 erros na hora de harmonizar o vinho

O inverno chegou com tudo, diminuindo as temperaturas nas principais cidades do país. É o clima perfeito para usar roupas quentinhas, tomar aquela sopa saborosa e beber vinho em ocasiões especiais.

O sommelier Leandro D’Kessadjikian cita cinco erros na hora de consumir a bebida na época mais fria do ano. Acompanhe na sequência!

1. EVITAR VINHO BRANCO NO INVERNO

É fácil associar vinho branco com dias quentes e ensolarados, mas não tem motivo para evitá-lo durante os dias cinzentos. Escolha os que são encorpados e ricos, como um Chardonnay e um Pinot Gris.

Esses vinhos são ótimos para combinar com os pratos mais calóricos que comemos no inverno, como fondue e caldos diversos.

2. HARMONIZAR A SOBREMESA COM QUALQUER VINHO

Se unirmos um bom vinho à doçura de um chocolate, teremos uma deliciosa combinação. O problema é que, muitas vezes, o vinho pode deixar o chocolate com um gosto amargo – e esse é um dos erros mais comuns. 

Para acertar na escolha, opte por um vinho de sobremesa, que é mais doce, ou comer chocolates mais amargos, como o 70% cacau. Isso vai equilibrar os sabores.

3. ESQUECER DE BEBER ÁGUA ENQUANTO BEBE O VINHO 

Como o álcool contido no vinho é diurético, tomar água durante a degustação compensa a desidratação provocada pela bebida alcoólica mesmo em dias frios – quando teoricamente bebemos menos água.

4. DESLIGAR A ADEGA CLIMATIZADA APENAS POR CONTA DO FRIO

De acordo com o sommelier, quem possui adega não deve desligar o aparelho por conta das baixas temperaturas.

Com a oscilação do clima, o vinho pode perder aromas, sabores e características, inclusive perdendo a qualidade da bebida.

5. OPTAR POR VINHO COM UMA MENOR GRADUAÇÃO ALCOÓLICA

Hoje em dia, existem dois estilos de vinho: os mais clássicos e os mais modernos. Os primeiros possuem menor graduação alcoólica, são mais elegantes e apresentam um pouco mais de acidez. 

Já os modernos são mais concentrados, com mais estrutura e maior graduação alcoólica. O bom desse mundo é que existem bebidas para satisfazer todas as pessoas. 

Portanto, vai depender mais de sua preferência do que a temperatura do ambiente. Assim, o vinho torna-se uma combinação perfeita para um dia frio típico de inverno.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor