5 erros que sabotam 

o emagrecimento 

Perder peso costuma ser um processo muito difícil para algumas pessoas, que acabam desistindo no meio do caminho. 

De acordo com Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento, alguns erros são bastante sabotadores. Sabe aquele objetivo irreal, de perder muitos quilos em poucos dias? Desanima, né?

Mas, calma! AnaMaria separou cinco passos que atrapalham a sua perda de peso. Confira! 

Número 1: Investir em tratamentos de curta duração

Ter cautela antes de aderir a métodos milagrosos em curto tempo é uma forma responsável de tentar perder peso de maneira efetiva, saudável e duradoura. 

Tentar emagrecer tudo em 15 dias ou, fazer um detox de 21 dias, por exemplo, são ineficazes por não darem o tempo adequado ao organismo de fazer uma reprogramação celular baseada na fisiologia.


Isso porque o nosso organismo precisa de, no mínimo, 90 dias para se adaptar a novos hábitos. Ou seja, o processo de emagrecimento só será saudável se respeitar esse tempo.


Além disso, métodos que prometem transformações em pouquíssimo tempo podem aumentar o efeito rebote em até 90%.


Número 2: Só contar calorias


É importante saber distinguir comida e alimento, sendo melhor optar por alimentos com qualidade e variedade à contar calorias. Ou seja: tente fazer trocas inteligentes!


Número 3: Perder peso muito rápido sem repor vitaminas


Emagrecimentos rápidos deixam o corpo em déficit de aminoácidos e vitaminas, comprometendo a massa corporal. Isso resulta em flacidez e sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular.


Para não cair no erro, a recomendação é fazer um acompanhamento profissional, investindo em alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes, de acordo com os objetivos traçados.


Número 4: Substituir alimentação por suco detox


Além de prejudicial à saúde, não traz resultados duradouros. Nosso corpo já funciona como uma máquina de desintoxicação, eliminando toxinas e substâncias químicas indesejadas naturalmente.


Além disso, dietas líquidas não dão as calorias e nutrientes necessários que o organismo precisa. Neste caso, a dica é acrescentar à alimentação: cereais, legumes, proteínas e carboidratos variados. 


Número 5: Cortar as gorduras boas


Muitas dietas colocam as gorduras como verdadeiras vilãs no processo de emagrecimento. No entanto, existem diferentes tipos e nem todas são ruins ao estilo de vida saudável. 


A gordura é tão essencial para a saúde quanto às proteínas e carboidratos. Invista nas benéficas, presentes em manteiga, ovos, coco e abacate, que ajudam a abastecer o corpo com energia. 

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor