6 produtos para manter longe da vagina

Alguns itens que fazem parte do dia a dia parecem inofensivos, mas podem afetar a saúde íntima, interferir no prazer sexual, causar infecções e trazer muita dor de cabeça a longo prazo.

Para te ajudar a manter a vagina sempre saudável e bem cuidada, a obstetriz Mariana Betioli, fundadora da Inciclo, aponta seis itens que devem ser mantidos bem longe dela em seu cotidiano. Confira!

SABONETES COMUNS: Mariana diz que não devemos lavar a vagina com sabonetes comuns, para não causar irritação e desequilibrar o pH. É preciso limpar a região do jeito certo, mas nunca na parte interna. 

Desta forma, a higienização é feita somente na vulva, que é a área externa. Apenas com água e dedos já é possível limpar bem entre os lábios internos e externos.

Até dá para usar um pouquinho de sabonete na vulva e na parte do monte de vênus, onde nascem os pelos, mas é preciso escolher os neutros. Após a limpeza, é só enxaguar bem e secar direitinho.

DUCHAS: é essencial higienizar a região íntima, mas nunca em excesso. As duchas vaginais retiram a proteção, desequilibrando a flora vaginal e levando bactérias da vulva para a parte interna.

Vale destacar que a região íntima tem um odor particular, mas que é absolutamente normal. No entanto, atente-se quando o cheiro for muito forte e estiver acompanhado de coceira, ardor ou corrimentos.

CALCINHAS DE TECIDO SINTÉTICO: renda, elastano, lycra e microfibra estão entre os materiais mais usados na fabricação de roupas íntimas. Atenção: eles não são recomendados porque abafam a região. 

A vulva deve ficar arejada. Portanto, é preciso evitar roupas apertadas, como calças jeans e, se possível, preferir sempre calcinhas de algodão ou de tecido respirável. 

Dica: dormir sem calcinha ajuda bastante, uma vez que melhora a ventilação, evita o acúmulo de fungos e o surgimento de casos de candidíase, por exemplo.

ABSORVENTES DESCARTÁVEIS: isso porque eles podem aumentar os riscos de problemas, como infecções, porque favorecem a proliferação de bactérias.

Para isso, existem alternativas como o coletor menstrual, o absorvente de pano e a calcinha absorvente. Eles são mais saudáveis e ajudam o meio ambiente.

COMIDA: nada de introduzir ou passar comidas na vagina no sexo. Ao usá-las, você cria risco de contaminação e as consequências são diversas, tais como reações alérgicas e mais infecções vaginais.

QUÍMICOS EM GERAL: desodorantes, lenços umedecidos, hidratantes, lubrificantes e outros. Todos esses produtos, quando inseridos na vagina, podem causar irritações e até dermatite. 

A obstetriz explica que a vulva é muito delicada e químicos, de forma geral, são inimigos de uma boa saúde íntima. 

Mariana orienta que é fundamental conhecer o próprio corpo, até para observar padrões e perceber quando algo não vai bem. Além disso, é preciso desconstruir os tabus do corpo feminino. 

"Não se esqueça de sempre consultar um ginecologista de confiança, fazer exames regulares e acompanhar de perto a sua saúde íntima", lembra a especialista. 

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor