Ácido hialurônico e os benefícios nas madeixas

O ácido hialurônico é uma substância natural do organismo, que atua na regeneração tecidual ao estimular a formação do colágeno e elastina. 

Por isso, é tão importante estar com o 'colágeno em dia' em tecidos do corpo, como nervos, pele e cabelo. Sim, as madeixas não podem ficar de fora desse aporte antioxidante. 

De acordo com a dermatologista Joana D'arc Diniz, a função da substância é reter água, gerando benefícios como hidratar, estimular a produção de colágeno, preencher e regenerar a pele.

O resultado é uma cútis mais firme, saudável, iluminada e viçosa. Já nos cabelos, ela combate o ressecamento dos fios, deixando-os mais saudáveis e hidratados.

E, justamente por nutrir e reparar a fibra capilar, o cabelo ganha um aspecto mais leve e resistente, sem frizz e as temidas pontas duplas.

Por isso, quem tem os cabelos fragilizados por excesso de química, secador, chapinha, escova ou babyliss pode se beneficiar com um tratamento à base de ácido hialurônico. Descubra como!

TRATAMENTOS

A especialista explica que existem vários tipos de ácido hialurônico na indústria farmacêutica. Segundo ela, o que muda é o peso molecular, ou seja, o tamanho dessa partícula.

A diferença entre os pesos moleculares trata todas as camadas da fio capilar, desde o córtex até a cutícula (camada mais externa). 

Dependendo do produto, consegue-se a permeação, além da formação de filme sobre o fio, selando cutículas, reparando pontas duplas, melhorando a aparência, brilho e textura dos cabelos.

Os cremes finalizadores ou leave-in com ácido hialurônico devem ser aplicados do comprimento até as pontas, em cabelos úmidos e sem enxaguar, depois da limpeza com xampu e a hidratação do condicionador.

Já a hidratação semanal com máscara que contenha ácido hialurônico ajuda na diminuição do frizz capilar. Para mais benefícios, combine-a com outros ativos, como vitamina B5 e queratina.

Além de uma suplementação de dentro para fora, o componente químico vai atuar também na pele.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor