Aprenda a viver melhor gastando menos 

O minimalismo financeiro nada mais é do que o processo de entender quais os recursos realmente necessários para viver bem. Nesta visão, o uso dos recursos é maximizado e os valores gastos são menores. 

Além disso, há uma maior relação com a sustentabilidade e o consumo consciente, evitando compras desnecessárias.

Mudar o mindset para o minimalismo é possível desde que você esteja cada vez mais educado financeiramente. Assim, menores serão os gastos com o que não se precisa. 

Deste modo, você evita o endividamento e pode buscar investimentos que possam garantir seguir adiante nos momentos em que as receitas forem menores do que as despesas. 

Você pode colocar em prática muitas atitudes para que ele faça parte da sua rotina. Ter um guarda-roupa com peças atemporais, que combinem entre si e possam ser utilizadas de várias formas é uma boa opção.

Usar um número reduzido de produtos de higiene e cuidados pessoais, ter a quantidade necessária de utensílios domésticos... Enfim, não comprar aquilo que você não precisa. 

O desafio, então, é olhar à sua volta e avaliar o que você possui e quais são seus hábitos de consumo. Viver melhor gastando menos requer prática e constante aprendizado.

Todos os valores economizados com a simples redução dos gastos desnecessários podem ser utilizados para saldar dívidas ou poupar. 

Seguir os caminhos do minimalismo financeiro não está relacionado com a escassez de recursos ou conforto, e sim com a contribuição para a sua liberdade financeira. Pratique!

AVALIE SEU CONSUMO

Em vez de decidir por um produto pela embalagem, cor ou propaganda, avalie se ele atende a mais de uma pessoa na sua família - ou mais de uma atividade  em sua casa. 

Pratique o minimalismo financeiro nas pequenas compras, maximizando a utilização de todos os produtos que consome. Isso fará toda a diferença no orçamento do mês. 

ECONOMIA CRIATIVA

É uma data especial e você quer comemorar com um look diferente? Dê uma boa olhada em seu guarda-roupa e faça uma combinação nova! Transforme uma roupa de verão em um visual para o outono. 

Você pode se surpreender com o resultado e a economia que vai gerar. Criatividade é tudo para garantir a sua saúde financeira também.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor