Ar-condicionado e ventilador 

causam doenças?

Você provavelmente já se perguntou se esses equipamentos oferecem riscos à saúde. Ainda mais em tempos de calor, quando eles são os responsáveis por manterem a temperatura mais agradável, né?

Infelizmente, ar-condicionado e ventilador podem causar danos à saúde. Isso porque facilitam o desenvolvimento de resfriados e doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia.

Outro fator que faz mal é o choque térmico causado pela diferença de temperatura interna e externa dos ambientes. A Anvisa destaca que o ideal é manter o ar-condicionado em 23º, tá? 

Agora, se você não abre mão desses equipamentos, é importante então se atentar à higienização adequada dos filtros do ar-condicionado, além das hélices e grades do ventilador. 

Para evitar doenças respiratórias, você pode usar soro fisiológico 0,9% e lavar as narinas. Isso faz diferença na hora de evitar o ressecamento do nariz e a contaminação por micro-organismos.

Outras enfermidades podem ser desencadeadas pelo mau uso do ventilador ou do ar-condicionado, como doença do legionário, asma e rinite.

A doença do legionário é causada por qualquer tipo de bactéria do gênero Legionella e pode levar a uma pneumonia bem grave.

Já a asma é uma doença inflamatória crônica que prejudica o funcionamento das vias respiratórias. Causa falta de ar, cansaço, chiado, aperto no peito e grande mal-estar.

A famosa rinite alérgica, infecciona a mucosa nasal e causa sintomas parecidos com os da gripe, como espirros, coriza fluída, coceira nas vias aéreas, congestão nasal e irritação nos olhos.

Tomando todos os cuidados necessários, dá para aproveitar os dias quentes com ar-condicionado e ventilador.
Ufa! Ainda bem, né?

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay e  Tenor