Café termogênico: 

o redutor de medidas

Já ouviu falar em café termogênico? A bebida virou tendência por um simples motivo: promete reduzir medidas, pois tem substâncias que aumentam a temperatura corporal. 

Seus ativos funcionais agem rapidamente, proporcionando resultados já nas primeiras semanas de uso. No entanto, também é preciso seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente. 

Os nutricionistas Dani Borges e Davi Reis explicam que, por ser um estimulante, a cafeína ajuda a reduzir a fadiga e a sonolência, contribuindo para uma maior concentração e coordenação motora. 

Mas é preciso atenção! Quem tem intolerância ou alergia à cafeína, hipertensos, pessoas que apresentam úlcera ou gastrite, crianças, grávidas e lactantes não devem consumir. 

Outro fator importante: a bebida não deve ser ingerida juntamente com ferro, cálcio e vitamina D, pois a cafeína e alguns outros componentes podem interferir na absorção desses nutrientes.

Reações adversas também podem surgir, tais como insônia, ansiedade e aumento de refluxo gástrico.


Fique alerta! É preciso estar atento para os cafés termogênicos que possuem adições artificiais, corantes ou substâncias que podem gerar algum tipo de dependência. 


Dê preferência às bebidas que não apresentem mais de 8 aditivos e que não sejam artificiais. Substâncias como cafeína, chá-verde, gengibre e canela contribuem positivamente na redução de medidas. 


Já para incluir no cardápio, uma recomendação é ingerir antes do treino, principalmente se a sua alimentação for pobre em carboidratos ou no café da manhã, para evitar insônia na hora de dormir.


Você também pode tomar uma dose de proteína em pó com o café termogênico. A bebida também pode ser ingerida com uma fonte de proteína natural, como ovos mexidos.


Vale lembrar que, antes de incluir na sua dieta, é preciso levar em consideração a quantidade de café consumida durante o dia, para evitar um excesso de cafeína. 


E aí? Já pensou em incluir o café termogênico na sua rotina?

TEXTO: Ana Mota
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash e Tenor