Cateterismo: saiba o que é e como tratar

O peito doeu? Pode ser um sinal de alerta! Especificamente se esta dor for anginosa, do tipo aperto ou queimação. Esse incômodo pode ainda irradiar para os braços e vir acompanhado de suor.

Pode ser caso de cateterismo.
Mas, afinal, o que é isso?

O procedimento nada mais é do que um exame específico para estudar as artérias do coração atrás de obstrução ou entupimento. Segundo o cardiologista João Vicente, isso pode levar ao infarto. 

O cateterismo cardíaco pode ainda, ao mesmo tempo em que é feito o diagnóstico, executar a angioplastia transluminal coronária, que é a realização da dilatação da artéria.

 Na sequência, imediatamente é feito o implante do stent, que é conhecido como 'molinha', em caso de necessidade, claro!

E COMO É A RECUPERAÇÃO?

Se o cateterismo não necessitar de stent, a recuperação é muito simples. O paciente faz o exame e fica em repouso por duas horas. Depois está liberado para caminhar e fazer suas atividades normais.

Já quando ocorre o implante do stent, a situação é um pouquinho mais complicada e o paciente fica na UTI para monitorar os batimentos cardíacos nas primeiras 24 horas após o procedimento.

QUANDO O CATETERISMO É CONTRAINDICADO?

Em pessoas com sangramento intestinal agudo, quando o potássio está muito baixo no sangue e em pacientes com coagulopatia severa, que é um sangramento contínuo ou excessivo do coração.

Pacientes com antecedentes de reação alérgica grave ao contraste, com insuficiência renal aguda em diálise, anemia grave também não é indicado fazer o procedimento.

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz 
EDIÇÃO: Vinicius Lopes
CRÉDITOS: Unsplash, Tenor e Pixabay