Chocolate é mesmo um ‘vilão’ 

para a pele?

Todo ano, quando a Páscoa se aproxima, uma dúvida antiga vem à tona: afinal, o chocolate realmente causa acne?

Esse é, na verdade, um daqueles alimentos que, apesar de amado pela maioria das pessoas, também é visto como 'vilão' por outros. 

A dermatologista Fernanda Nichelle diz que nenhum estudo científico conseguiu, até o momento, correlacionar a piora da acne ao consumo de chocolate. Mas o consumo exagerado pode, sim, agravar o quadro.


O chocolate possui alto teor lácteo, tem grande quantidade de açúcares refinados, aditivos e gordura hidrogenada, o que aumenta a oleosidade da pele e pode agravar o aparecimento de espinhas.


Lado bom


Como tudo na vida, o cacau também tem seu lado bom. O alimento, inclusive, possui muitos benefícios quando consumido sem exagero, é claro! 


Dentre eles está a melhora de humor, regulação do sono, aumento do apetite, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais. 


O chocolate é considerado um potente antioxidante, devido a sua riqueza em potássio, magnésio, cobre e ainda polifenóis, auxiliando na batalha contra o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.


Escolha certa!


Um chocolatinho, vez ou outra, não faz mal a ninguém. Mas o melhor é dar preferência aos que apresentam maior concentração de cacau. Ou seja: quanto melhor a qualidade, maior os benefícios. 


O chocolate branco, por exemplo, é feito de manteiga de cacau, ou seja, à base de gordura hidrogenada e açúcar. Por não ter cacau, não tem substâncias antioxidantes e muito açúcar.


Melhor apostar no chocolate com mais de 70% de cacau. Geralmente, eles são produzidos com as próprias sementes do cacau, sem adição de leite. Por isso, concentra mais propriedades antioxidantes.


Fazendo a escolha certa, pode comer sem culpa. E sem exagero!

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Unsplash, Pixabay e Tenor