Cólica menstrual 

ou pode ser endometriose?

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a endometriose, principalmente quem está pensando em engravidar, já que essa doença atinge a fase reprodutiva da vida: da primeira menstruação até a menopausa.

MAS COMO SURGE?

Segundo o ginecologista Alexandre Pupo, é pela presença de tecido endometrial (aquele que tem dentro do útero e descama na menstruação) no abdômen, causando inflamação. 

SINTOMAS: É possível que a endometriose passe despercebida, mas os sintomas mais comuns são cólicas menstruais e dificuldade de engravidar. Pode causar dor na relação sexual e alterar a evacuação.

DIAGNÓSTICO

Seu diagnóstico pode ser difícil e demorado, pois muito se confunde com a cólica menstrual natural - uma dor já esperada pela mulher, que a maioria das pessoas acreditam ser normal. 

Existem casos de mais de nove anos entre a mulher ter os sintomas e, finalmente, alguém decidir pesquisar a fundo a causa da dor.


FIQUE DE OLHO


É importante que a mulher fique atenta ao próprio corpo e informe detalhes ao médico sobre o que acontece. A menstruação é uma espécie de relógio, que permite identificar muitas doenças e anomalias.


Mantenha um calendário ativo das menstruações para perceber alguma modificação. Cólicas que se iniciam antes de menstruar e duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais.


Ainda mais se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.


Dor na relação sexual também é um sinal, principalmente aquela que deixa uma cólica depois do ato. Relatos assim são frequentes em pacientes com a doença e devem ser falados nas consultas.


Se cuide!

TEXTO: Juliana Ribeiro 
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay, Unsplash e Tenor