Como encontrar a cor ideal

 para você?

Você sabia que a coloração pessoal pode te ajudar a entender mais sobre si mesma?
 É isso mesmo! 

Trata-se de um teste que analisa o subtom da pele para identificar as cores que melhor combinam com a pessoa. É feito a partir de tecidos com diferentes cores, enxergando quais mais favorecem ou não.

Usando a cor certa, a pessoa ganha um tom da pele mais uniforme, rugas suavizadas e menos manchas, além de tirar o aspecto de cansaço, diz Clélia Midori Sasaki, CEO do Estilo MID.

O processo é, portanto, uma análise realizada através de uma comparação de tecidos coloridos perto do rosto, descobrindo o subtom da cútis e suas diferentes dimensões nas feições. 

Os estudos de colorimetria existem desde a virada do século 20, porém, ganharam mais força nos anos 1920 e 1940 - período em que foi criado o primeiro método de análise de cores.

Mas como acontece o processo em si?

A mulher deve estar sem maquiagem e com o cabelo preso, para não gerar interferências.
Usa-se a luz do sol ou uma iluminação artificial para comparar os diferentes tecidos, chamados de drapes.

Deste modo, dá para identificar a temperatura, se é quente ou fria, e também algumas características, como suave e brilhante, por exemplo, que deixam a cútis iluminada e com aspecto mais saudável. 

Estações do ano?

O método sazonal expandido, um dos mais usados, abrange as 4 estações do ano com suas subdivisões, totalizando 12. Entre elas, temos inverno brilhante, outono suave, primavera clara e verão suave.

Vantagens de fazer o teste de coloração pessoal

A técnica ajuda a definir um determinado estilo, fortalecendo e equilibrando traços de personalidade, além de ser um auxílio na escolha de qual mensagem deseja transmitir, independentemente do evento.

Truque das veias

Existe relação entre a coloração pessoal e as veias do braço. Na luz do sol, identifique se são azuladas/roxas (frio) ou esverdeadas (quente). No caso de tons mistos, o subtom tende a ser neutro. 

Quem mais aí já está de olho nas veias?

TEXTO: Juliana Ribeiro
REVISÃO: Vivian Ortiz
EDIÇÃO: João Pedro Romanelli
CRÉDITOS: Pixabay , Unsplash e  Tenor